10 ANOS DE ASA MINAS


Publicado há 14 anos, 4 meses

ASA Minas. Falar de 10 anos, antes de mais nada é preciso falar da ASA Brasil e, antes da ASA Brasil, é importante não esquecer da caminhada dos movimentos sociais que já vinham construindo história no Semiárido brasileiro e, por que não, no mineiro.
A ASA Minas representou e representa a oportunidade de unidade dos movimentos sociais, chegando a registrar aproximadamente 140 organizações do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas, que tem compartilhado idéias, experiências alternativas no campo e na cidade. Junto ao povo, com enfoque maior no espaço camponês.
A ASA Minas nos seus 10 anos de existência possibilitou o debate de sociedade que temos e que queremos para o Semiárido mineiro e brasileiro.
A ASA Minas trouxe esperança e alegria para muita gente do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas ao construir projeto do tipo cisterna para captação de água de chuva, barragem subterrânea, barragem calçadão, barraginhas, formação da consciência para lidar na terra, na economia popular solidária, com a água, com a comunicação popular, com o combate à desertificação, com as relações de gênero, com anúncios e denúncias das coisas públicas... Enfim, apesar de contradições na sua luta, vem e tem tentado deixar mais claro um modelo de sociedade mais humanizado da classe trabalhadora nesta sua década de existência.
A ASA Minas é a representação de diversidade, de gente, índios, negros e brancos, de biomas como a mata atlântica, a caatinga, chapadões e cerrado, de conhecimentos. Tudo isto, aflorado na inspiração de contextualizar um melhor projeto, uma melhor qualidade de vida, adaptado para o povo que vive na terra do Semiárido mineiro.
Essa é a ASA Minas, sobrevoando o Semiárido mineiro por 10 anos!

Decanor Nunes é educador popular e militante da ASA Minas



Busca no blog

POSTAGENS POR DATA