ÁGUA DA CHUVA PARA BEBER E COZINHAR


Publicado há 8 anos, 7 meses


Nos dias 15 e 16 de janeiro, foi realizado na comunidade de Canafístola, município de Porteirinha-MG um curso de Gestão de Recursos Hídricos do Programa Um Milhão de Cisternas(P1MC) , da Articulação no Semiárido (ASA). A capacitação foi realizada para 41 famílias das comunidades Canifistola e Cedro no município de Porteirinha, que serão beneficiadas pelo programa com a implementação de uma cisterna de placas, conhecida na nossa região como caixa d’água, para armazenamento da água da chuva para beber e cozinhar. A água é captada por meio do telhado e a caixa tem a capacidade de armazenamento de 16.000 litros.

De acordo com a mobilizadora, Kátia Liciane, as famílias capacitadas aprenderam como cuidar da caixa, bem como fazer o tratamento da água e até sobre higiene. Foram abordados outros assuntos relacionados à convivência com o semiárido como conservação do solo, da biodiversidade, justiça nas relações de gênero, acesso à políticas públicas, dentre outras.

A agricultora Ozani Maria de Jesus, da comunidade Canafistola é uma das beneficiadas que participou da capacitação. Ozani, emocionada, agradeceu dizendo que a falta d’água sempre foi um grande problema para sua família. Segundo Ozani já houve momentos que seus filhos foram dormir chorando de tanta sede, sem água. Para alegria de sua família, a falta de água está com os dias contados.
No semiárido mineiro, a ASA já construiu 12.759 cisternas para captação de água da chuva a partir do telhado. No município de Porteirinha esta implementação é uma parceria da ASA com o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM) e tendo como Unidade Executora Local, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha-MG. No semiárido mineiro ainda existem outras duas gestoras do programa, o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica - CAV e a Cáritas Diocesana de Januária que executam junto com seus parceiros locais. A Febraban, Federação Brasileira de Bancos financia esta proposta.

Por Helen Borborema e Helen Santa Rosa

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA