Articulação do Semiárido Brasileiro ASA Minas realiza Encontro Estadual no Vale Jequitinhonha


Publicado há 10 anos, 5 meses



Erikson Jardim – Cáritas Diocesana de Almenara e Kelly Cristina de Aquino –  Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas CAA/NM -  Comunicadores Populares da ASAMinas.

“Corações cheios de esperanças e a forte troca de experiências” definem o Encontro Estadual da ASA Minas, em Turmalina/MG, nos dias 24 e 25 de outubro.Participaram cerca de 100 pessoas entre agricultores, agricultoras e entidades que compõe a ASA Minas. O objetivo do evento é abrir espaço de diálogo e promover o fortalecimento comunitário por meio da convivência com semiárido. Juntas essas organizações do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas dialogam e trocam experiências do campo.

De acordo com o representante da coordenação executiva da ASA Minas, Valdecir Viana, o evento foi um momento de colher e plantar frutos. “Sediar este evento é um momento de apresentar a micro região para as demais organizações que vieram. Os encontros proporcionam espaços de debates e troca de conhecimento entre os agricultores, esse é o diferencial da ASA, essa capilaridade de proporcionar, trocar e experimentar outras experiências não só de Turmalina, mas para todo o Alto Jequitinhonha. E com certeza as visitas terão resultados que irão contribuir com a rede ASA, no sentido de trazer para este espaço inovações tecnológicas que poderão ser experimentadas pela rede. Esse evento é um divisor de águas principalmente para as tecnologias do P1+2, no sentido de trazer novas e repensar as que já existem, ao mesmo tempo, podendo adequar a realidade do Vale Jequitinhonha”, analisa.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer experiências de convivência com o semiárido, as temáticas abordadas foram: Educação do Campo (Escola Família Agrícola de Veredinha - Comunidade Gameleira - Veredinha/MG), Artesanato (Associação das Artesãs de Campo Alegre - Comunidade Campo Alegre; Associação dos Artesãos de Turmalina - Turmalina/MG), Captação de água de chuva/Recuperação de nascentes (Sr. Crispim - Comunidade Gameleira - Veredinha/MG), Assistência Técnica e aplicação de tecnologia da ASA (Sr. Oreste - Comunidade Buriti - Chapada do Norte/MG) e Sistema Agroflorestal (Sr. Antônio -  Comunidade Gentil - Turmalina/MG).
A participante e agricultora familiar Maria do Carmo Lima de Capitão  Enéas/MG visitou a Captação de água de chuva/Recuperação de nascentes e destaca a importância deste momento. “Conhecer novas experiências são momentos únicos. Na nossa região, temos mais acesso à água, e aqui vejo que é mais difícil. Estamos trocando informações para ajudar uns aos outros”, afirma.  

Entre os momentos do encontro, ocorreu a análise de conjuntura da realidade brasileira e os desafios que a ASA deve enfrentar, além das conquistas e perspectivas da ASA nacional e minas, este espaço possibilitou o diálogo mais profundo da trajetória do trabalho da Rede.

A agricultora familiar, Maria Aparecida Alves, do assentamento Franco Duarte, no Baixo Jequitinhonha, participa pelo 5º ano do Encontro Estadual da ASA e define a importância do evento. “Vejo como ponto positivo deste encontro e a maior participação de novos agricultores, ao mesmo tempo, é um desafio para que eles não se percam no caminho. A troca de experiências é válida porque traz esperanças e força para continuar em busca de melhores condições de vida para os agricultores familiares”, afirma.


Ao final do encontro realizaram-se os encaminhamentos das discussões e o encerramento contou com um vídeo produzido pela Rede de Comunicadores Populares da ASA Minas relembrando momentos do encontro; e ainda enfatizou a importância da comunicação na sistematização e divulgação das experiências de convivência com o semiárido.  

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA