ASA escolhe Minas Gerais para sediar próximo encontro nacional


Publicado há 14 anos

Minas Gerais foi o estado escolhido para sediar o VIII Enconasa – Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido –, que vai acontecer no final de 2011 ou princípio de 2012. A escolha foi feita durante o VII Enconasa, ocorrido de 22 a 26 de março em Juazeiro, na Bahia.
Visita a campo, caminhada, debate, reflexões, feira e forró marcaram o VII EnconASA, que teve a participação de cerca de 400 pessoas, entre agricultores, técnicos das entidades sociais que compõem a ASA, representantes do governo e órgãos parceiros.

Uma das novidades do encontro foi o lançamento da série de animações “Água: alegria e vida no Semiárido”, feita a partir de oficinas realizadas com estudantes da comunidade Ponto Novo, município de Riachão do Jacuípe, Bahia. O projeto é uma parceria entre a ASA Brasil, o Canal Futura e a Codevasf, e será transmitido na TV no mês de abril. Foi lançado também o livro “Mulheres e agroecologia”, com 22 experiências de mulheres em convivência com o Semiárido.

A notícia que mais alegrou a plenária foi a publicação do novo termo de parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com a ASA, no valor de 60 milhões de reais. Isso significa que mais 30 mil cisternas do P1MC serão construídas no Semiárido brasileiro, inclusive Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

Para a presidente da AP1MC e secretária da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Valquíria Smith, o VII Enconasa foi um espaço de encontro e troca de conhecimento entre os agricultores e agricultoras. “É através da realidade da vida deles e delas, dessas experimentações, que a gente tem pautado o nosso projeto de desenvolvimento para o Semiárido brasileiro, a convivência com o Semiárido”, afirma. Para ela, a escolha de Minas Gerais como sede do próximo Encontro representa a oportunidade do estado mostrar a sua diversidade cultural e natural enquanto Semiárido.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA