ASAMinas realiza reunião com Comunicadores Populares que atuam no Semiárido Mineiro


Publicado há 10 anos, 6 meses



Kelly Cristina de Aquino  – Comunicadoras da ASA Minas/CAA/NM - Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, Montes Claros/MG

Foi realizada nos dias 03 e 04 de Setembro, em Belo Horizonte, uma reunião de ajuste com o propósito de responder a pergunta: Qual é o papel da comunicação da ASA na construção humana do semiárido? O objetivo foi planejar e organizar o trabalho dos comunicadores populares que atuam no Semiárido Mineiro. Estiveram presentes 12 comunicadores que debateram estratégias de atuação, compartilharam dificuldades e sanaram dúvidas.

Entre as pautas discutidas a ampliação da rede de comunicadores populares, esteve em destaque, e para isso foi traçado um planejamento estratégico de atuação da rede no que se refere ao acompanhamento das lutas de resistência do semiárido mineiro deste semestre e momentos de formação da rede.

 A estratégia é traçada a partir da utilização das ferramentas da comunicação: Blog AsaMinas, Redes Sociais, Reuniões Online e presenciais da Rede, Emails, incorporação da rede de comunicação no Grupo de Trabalho de formação política criado pela ASAMinas; divulgação de eventos que envolvem as lutas do povo do semiárido, campanhas, interação com outras redes de comunicação, Material Banners Coletivos.     

Para a comunicadora popular do Centro de Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica – CAV/Turmalina, Júnia Gonçalves, a reunião foi fundamental para planejar as ações de atuação no semiárido e ampliação da rede.  “Acho importante compreender quem somos, e neste momento é permitido pensarmos e planejarmos nossas ações, visando o fortalecimento da rede”, analisa.

Foram debatidas as questões referentes ao projeto político e linha de ações da ASABRASIL e ASAMinas, o uso das ferramentas da comunicação, o  processo de desenvolvimento da Rede de comunicadores populares do Semiárido Mineiro.

 A reunião teve a presença de Catarina de Angola, da Assessoria de Comunicação-ASACom, que esclareceu dúvidas e contribuiu com esclarecimentos.

“Achei essencial minha participação para conseguir entender a dinâmica da rede de comunicadores populares da ASAMinas. Isso tanto me ajuda no cotidiano de trabalho, e  ao mesmo tempo, me ajuda a contribuir com os profissionais”, esclarece.
Como uma atividade prática e enriquecedora, os comunicadores trocaram experiências no andamento do trabalho da comunicação desenvolvidas em suas Unidades Gestoras Territoriais –UGTs.

Reunião da Coordenação Executiva da ASA

Simultaneamente, foi realizada a reunião da Coordenação Executiva da ASA - CE com a participação dos coordenadores dos projetos, na pauta foi feito uma reflexão da rede ASA, a importância das entidades no processo de fortalecimento das ações políticas.

“Foi um momento de balanço e avaliação da execução dos projetos de 1º e 2º água além de conhecer o desempenho das organizações executoras”, analisa a coordenadora executiva da ASA, Leninha Souza.  

A rede de comunicadores populares do Semiárido Mineiro tiveram participação em uma parte da reunião da CE, onde apresentaram aos coordenadores o planejamento da rede de comunicadores, até o final do semestre.“A comunicação é uma ferramenta que fortalece a ação em rede e incentiva a mobilização social”, Leninha.  

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA