Assembleia da AFAVE mostra a força da agricultura familiar de Veredinha


Publicado há 10 anos, 6 meses

Por Fabiana Eugênio
Comunicadora Popular / CAV - Turmalina

A cada ano a Associação dos Agricultores (as) Familiares Feirantes de Veredinha (AFAVE) tem se revelado como um espaço de empoderamento dos agricultores (as) familiares do município. Isto ficou evidenciado na assembleia geral da associação realizada no dia 17 de agosto de 2013 que contou com a assessoria do CAV. Com a presença de cerca de 90 agricultores (as), estudantes da Escola Família Agrícola de Veredinha, secretários municipais de cultura, transporte e agricultura, além do Prefeito Municipal, foram debatidas e encaminhadas propostas para a organização e desenvolvimento da agricultura familiar local.
Com três anos de fundação, um dos pontos fortes da associação tem sido a forma organizada e planejada com que suas ações acontecem. Por isso foi feito logo no início do evento uma avaliação parcial do planejamento anual da AFAVE por todos os sócios. Este planejamento foi construído no início do ano, sendo que as atividades previstas para o período foram executadas em mais de 90%. Dentre as ações avaliadas destaca-se a reunião com a Prefeitura Municipal, na qual foi proposto um projeto de cessão de um terreno para a construção da futura sede da AFAVE.
O evento debateu ainda as ações da associação que são realizadas através do apoio do CAV. A primeira delas foi sobre o fundo rotativo solidário, principalmente a compra conjunta de esterco aviário. Também foi discutido sobre as aquisições coletivas de calcário, fosfato natural e mudas frutíferas, que este ano devem ser viabilizadas com recursos da própria associação, proporcionando aos seus sócios uma compra a preços muito abaixo do valor comercial local.
Os associados também avaliaram os momentos de formação realizados no primeiro semestre, como a capacitação em beneficiamento de alimentos, feita em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e os cursos sobre gestão de organizações não governamentais e o cultivo biointensivo de produção, que foram assessorados pelo CAV. Os próximos cursos a serem realizados pela parceria CAV-AFAVE foram agendados, os quais serão sobre processamento do leite e formação de preços.

Autonomia e participação
Quem participou deste evento pode perceber uma grande conquista dos agricultores (as) principalmente no nível de autonomia e liberdade de expressão que têm sido construídos na associação. As famílias têm revelado um sentimento de pertencimento à instituição e uma grande vontade de construir coletivamente propostas para o desenvolvimento do município.
As assembleias da AFAVE têm conseguido mobilizar cada vez mais os representantes do poder público municipal, o qual tem a oportunidade de melhor conhecer a organização, ouvir as reivindicações e fortalecer a parceria. A forma democrática e participativa com que as ações são realizadas tem encorajado os sócios a irem para o debate, questionar e propor, não só internamente, mas também junto aos organismos competentes locais, como aconteceu nesta assembleia.

O evento marcou ainda a entrada de 13 novos sócios na associação, chegando assim a 129 filiados. Isto só acontece porque a AFAVE tem sido percebida pelos agricultores (as) como um espaço de formação e construção política, fortalecendo assim o desenvolvimento sustentável de Veredinha.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA