Assembléia Legislativa realizará audiência pública sobre Mineração no Norte de Minas


Publicado há 12 anos, 3 meses

No próximo dia 02 de dezembro na Câmara Municipal de Taiobeiras, no Norte de Minas Gerais, a Comissão de Minas e Energia da Assembléia Legislativa, a pedido do Deputado Estadual Rogério Corrêa, realizará audiência pública sobre os investimentos minerários da região. A expectativa é que este momento sirva também para que as comunidades atingidas pela mineração apresentem denúncias, já que a ação das mineradoras têm causado muitos problemas.

Uma das denúncias apresentadas por representantes da sociedade civil em outras audiências, que estourou na mídia em função da prisão do diretor do ITER, foi a operação Grilo da Polícia Federal e do Ministério Público. A ação foi motivada a partir de denúncias de grilagem de terras na região e a compra irregular pela empresa Vale. Porém, nem todas as injustiças e irregularidades chegam até os meios de comunicação. Na comunidade quilombola de Peixe Bravo, município de Rio Pardo de Minas por exemplo, moradores ficaram por mais de uma semana sem poder consumir água de suas nascentes devido a contaminação causada pelas empresas que pesquisam o minério. Já em Riacho dos Machados, a empresa mineradora tem pressionado a sociedade dos municípios a apoiarem o processo e tem trabalhado diligentemente para o não cumprimento de muitas condicionantes, inclusive não tem apresentado todos os estudos necessários e mesmo assim, tem recebido as licenças para funcionamento.

Essas são apenas algumas das muitas questões que devem contrapor aos interesses dos prefeitos e empresários que também devem estar presentes na reunião. Essa audiência foi solicitada pelo Mastro- Movimento Articulado dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Alto Rio Pardo e pela Associação Amigos de Porteirinha. Os movimentos sociais da região estão sendo mobilizados para fortalecer a luta pela justiça e pelos direitos dos povos!

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA