Família beneficiada desde 2009 pelo P1MC mantém bom funcionamento da Cisterna

O casal de agricultores, Senhor Milton e Dona Mônica foram beneficiados em 2009 pelo Programa Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e desde então vem mantendo a caixa em bom funcionamento


O casal de agricultores, Senhor Milton e Dona Mônica foram beneficiados em 2009 pelo Programa Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e desde então vem mantendo a caixa em bom funcionamento


Publicado há 4 meses, 2 semanas

Senhor Milton e Dona Mônica, moradores da comunidade do Lalau, município de Bocaiuva no Norte de Minas, beneficiados em 2009 pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), vem mantendo a conservação e o funcionamento da cisterna com base na capacitação sobre Gestão de Recursos Hídricos e Agroecológicos que receberam na época.

O P1MC executado pela ASA, é um projeto que possui tecnologias de armazenamento de água da chuva, onde é possível estocar até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para beber e cozinhar.

Segundo Dona Mônica: “A gente antes bebia água do poço artesiano que abastece a comunidade, uma água salobra e calcaria, fazia mal para mim e meus filhos e tínhamos que trocar as velas do filtro frequentemente. Mas após recebermos a cisterna, notamos uma enorme diferente, uma água de boa qualidade para beber e cozinhar”, conta.

 

           

 

O casal segue as orientações para que a cisterna tenha um bom funcionamento. Deixa sempre a tampa dela fechada com cadeado, faz a limpeza por dentro nas paredes e no chão, faz a manutenção da calha e espera as primeiras chuvas caírem e lavarem o telhado, levando embora a sujeira, só depois que a calha é colocada de volta para encher a cisterna. E quando ela fica apagada, o casal não espera muito para deixa-la branquinha novamente.

Senhor Milton destaca a importância de manter a cisterna em conservação. “É importante preservarmos a cisterna, manter ela limpa e em bom funcionamento, pois nos períodos de estiagens temos água suficiente”.

 


Postado por: Comunicação ASA Minas
Editado por: Comunicação ASA Minas

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA