Comunidades camponesas lutam por água e comemoram vitória


Publicado há 13 anos, 4 meses


Decanor Nunes - ASA Minas



Agora nesse mês de novembro 2010, as comunidades rurais de Córrego do São Pedro e Retiro, na redondeza de São Pedro do Jequitinhonha, manifestaram um grande encontro juntas, na comunidade Córrego do São Pedro, para comemorar a vitória de luta e conquista de cisternas/ caixas de captação de água de chuvas – 16 mil litros, para beber e cozinhar. O projeto é da ASA-MG ( Articulação do Semiárido Mineiro) realizado através do P1MC ( Programa de Mobilização e Formação para Construção de 1 Milhão de Cisternas Rurais ), e as comunidades rurais.

As famílias contempladas participaram de formação inicial com o GRH (Gerenciamento de Recursos Humanos) que apontaram as alternativas de lidar bem com a água, como também do meio ambiente como um todo, não perdendo de vista a formação cidadã para o controle das políticas públicas de direitos historicamente negados a essa população camponesa.

Os mutirões foram formados para abrir os buracos das caixas, e os pedreiros treinados na construção junto com essas famílias construíram 29 caixas nessas duas comunidades. Durante o encontro de comemoração as famílias satisfeitas anunciaram: “ Foi um movimento que houve muita esperança”! “A comunidade parece ter tomada mais consciência dos direitos”! “Foi mutirão e muita alegria” !”Depois disto, formamos até nossa associação de moradores”!, “Foi muito bonito, tinha dia que cozinhávamos para 10 homens” ! “A gente nunca tinha trabalhado juntos”! “Foi nosso primeiro passo para sermos reconhecidos”! “Pelo nosso trabalho, muitas entidades lembram agora da gente”! “Essas caixas foram uma benção de Deus”!

Para essa comemoração foi convidado o prefeito de Jequitinhonha, Roberto Botelho e representando a região e Câmara de Vereadores, a vereadora Côca do São Pedro. Ainda tiveram presentes a representação da Comissão Executiva da ASA Municipal e ASA-MG - Decanor Nunes, e do CAV( Centro de Agricultura Vicente Nica em Turmalina ) – Reginaldo. As famílias dessas comunidades aproveitaram a oportunidade e reivindicaram do prefeito e a representação da Câmara Municipal , estradas, mata burro, poços artesianos, Luz para Todos e máquinas para preparação do solo agrícola. O prefeito comprometeu atender as demandas.

E parafraseando o velho Karl Mark : “A emancipação dos oprimidos serão obras de vocês mesmos” !Parabéns comunidades !

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA