COMUNIDADES DA REGIÃO DO PERUAÇU E PANDEIROS PARTICIPAM DO CURSO DE LIDERANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL PROMOVIDO PELO SEBRAE


Publicado há 10 anos, 10 meses


Por Paula Alves

Comunicadora Popular 
Cáritas Diocesana de Januária


As comunidades da região de Pandeiros e Peruaçu participaram do curso de Liderança para o Desenvolvimento Local promovido pelo SEBRAE nos dia 24 e 25 de maio. A atividade foi realizada no Refúgio de Vida Silvestre em Pandeiros. A proposta do curso é auxiliar na formação das lideranças locais, incentivando atitudes que contribuam no dia-a-dia das organizações e comunidades.

Participaram do curso em torno de 20 pessoas, sendo que 6 eram das comunidades do Peruaçu:  3 mulheres e 3 homens.  Entre as mulheres estava a jovem Flávia Santos de 18 anos, da Comunidade de Vila Lopes.

Flávia disse que o curso foi animado e o avaliou como muito bom, pois a ajudou valorizar as coisas da sua terra e a ter mais autoestima. Concluiu afirmando “Vou contar o que eu aprendi para meus amigos da escola, a gente tem que ser liderança também na comunidade.”

O SEBRAE já tem atuação na região de Pandeiros e graças a parceria com o Projeto Peruaçu, que faz parte do Programa Água Brasil, o convite foi estendido também para a comunidade do Peruaçu.  

Para Aline Magalhães, representante do SEBRAE, a troca de experiência entre a comunidade de Pandeiros e do Peruaçu foi um dos momentos mais ricos do curso. “As comunidades muitas vezes compartilham as mesmas dificuldades e quando se encontram conseguem buscar soluções comuns, esse curso foi uma experiência bem sucedida, o nosso desejo é de realizar mais atividades como essa.” comemora Aline.

Ao final do curso, os presentes chegaram ao entendimento de que liderança é aquele que inspira respeito e admiração, motivando e animando os demais na busca por soluções e em favor do coletivo. 

O Projeto Peruaçu, executado pela Cáritas Diocesana de Januária, atua no norte de Minas Gerais no semiárido mineiro e visa promover o desenvolvimento sustentável e solidário da região. A formação e o fortalecimento das lideranças locais é uma etapa importante para garantir que a comunidade se envolva e participe das atividades.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA