COMUNIDADES TRADICIONAIS SÃO MOSTRADAS EM ESPECIAL DE TV


Publicado há 8 anos, 9 meses

Helen Borborema* e Helen Santa Rosa**

Os povos e comunidades tradicionais do Norte de Minas Gerais foram temas do especial da Rede Minas de Televisão, filiada à TV Cultura. A edição mostra a realidade dos vazanteiros, dos caatingueiros e dos geraizeiros.

As comunidades caatingueiras foram registradas na beira do rio São Francisco, no município de Matias Cardoso. Em Porteirinha e Serranópolis de Minas foram feitas filmagens com os vazanteiros e, na comunidade de Vereda Funda, Rio Pardo de Minas, a realidade dos geraizeiros foi registrada.

De acordo com Carlos Dayrell, do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM), “quando se fala de comunidades tradicionais está se referindo a grupos culturais que tiveram uma contribuição muito grande na formação da nação brasileira.” Para Dayrel “eles [os povos tradicionais] vivem em cima de um território, e dependem desse território tanto para sua sobrevivência, econômica, cultural e espiritual”.

O especial revela como o conhecimento passado de geração a geração ajuda os caatingueiros, geraizeiros e vazanteiros a viverem em meio às diferentes realidades do Norte de Minas.

Na comunidade do Touro a equipe de reportagem visitou o agricultor Geraldo Gomes Barbosa que possui uma riquíssima e tradicional casa de sementes crioulas. No espaço ele armazena mais de 200 variedades de sementes, sendo de feijão mais de 50 tipos diferentes e de milho 17 variedades.

Reconhecimento - O Decreto nº 6.040, de 07 de fevereiro de 2007, conceitua as comunidades e povos tradicionais como grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais. Possuem formas próprias de organização social, ocupam e usam territórios tradicionais, além de recursos naturais, como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica. Para tanto, se utilizam de conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição. Assim, são comunidades tradicionais: povos indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas, ciganos, povos de terreiro, dentre outras.

Assista a matéria no site da Rede Minas ou nos endereços:
http://www.youtube.com/watch?v=1Rw9vshSP04 a parte 1/2 e
http://www.youtube.com/watch?v=iLccG0ptXGg a parte 2/2.

*Comunicadora popular da ASA
** Comunicadora do CAA-NM

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA