EFA DE VEREDINHA INICIA SEU FUNCIONAMENTO NA SEDE PRÓPRIA


Publicado há 12 anos, 2 meses

Por Fabiana Eugênio, CAV/Turmalina

A Escola Família Agrícola de Veredinha começou o novo ano com uma grande conquista. Em 30 de janeiro a EFA iniciou o seu funcionamento na nova sede, na comunidade rural de Gameleira em Veredinha (MG). A Escola funcionou no primeiro ano (2011) no Centro de Formação e Experimentação do CAV. Para todos os envolvidos, iniciar as aulas em 2012 já na sua estrutura própria é um sonho realizado.

A EFA adota a pedagogia da alternância com curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. Dos 81 estudantes inscritos, 30 são iniciantes. Os jovens são dos municípios de Veredinha, Chapada do Norte, Minas Novas, Turmalina e Botumirim. Atualmente são atendidos estudantes de 26 comunidades rurais do Alto e médio Jequitinhonha.

Os estudantes que iniciam na EFA em 2012 passaram por uma semana de adaptação, que foi do dia 30/01 a 03/02/2012. Este processo acontece sempre quando há ingresso de novas turmas, sendo um período para os estudantes conhecerem a proposta pedagógica e o cotidiano da Escola.

A nova estrutura possui um amplo espaço físico com 04 dormitórios, 02 salas de aula, 01 sala de TV e vídeo totalmente equipada, refeitório, cozinha e sala de informática com 16 computadores. Também já foram conseguidos todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma padaria e um projeto aprovado para implantação da energia solar. Ao todo são 10 profissionais contratados, sendo 06 monitores (professores), 01 coordenador, 01 zelador e 02 cozinheiras.

A maioria dos estudantes que ingressou neste ano afirma ter se interessado pela Escola a partir do diálogo com os próprios alunos e alunas de 2011. A estudante Eliene Lopes de Jesus, da comunidade de Monte Alegre em Veredinha afirmou ao final do primeiro ano: “Aquela escola é boa demais. Só estudando lá mesmo pra vocês terem noção do que é uma Escola de verdade. (...) Todo mundo que eu encontro que ainda não começou o ensino médio eu falo para ir para a EFA de Veredinha, porque lá você vai ter uma ótima formação. Eu incentivo mesmo porque eu acredito na escola.”

Além de todas estas conquistas a EFA iniciou as atividades com o curso reconhecido pela Secretaria de Estado da Educação e pelo MEC . A entidade gestora e mantenedora da Escola é a ACODEFAV, que é uma associação sem fins lucrativos composta por pais de estudantes da região. O CAV é um dos parceiros diretos da EFA e tem colaborado com a ACODEFAV na gestão da escola e na mobilização de parceiros, a exemplo da Vivamos Mejor Suíça, que através do CAV apóia financeiramente a Escola nos três primeiros anos.

A EFA também possui outros importantes apoiadores como a Prefeitura Municipal de Veredinha, Fundo Canadá, Fundo Nacional de Solidariedade, Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas, Território da Cidadania do Alto Jequitinhonha, Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Veredinha, Chapada do Norte e Minas Novas, a Secretaria Municipal de Educação de Chapada do Norte.

No mês de março de 2012 está prevista a inauguração oficial da sede da Escola na comunidade rural de Gameleira. Mais informações sobre este evento serão divulgadas no site do CAV.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA