Encontro preparatório para o IV ENA é realizado no Vale do Jequitinhonha

Aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, no município de Araçuaí (MG) Vale do Jequitinhonha, o Encontro Regional de Agroecologia, momento preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA). Estiveram presentes aproximadamente 200 participantes, dentre eles agricultores (as), estudantes e representantes de organizações sociais.


Aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, no município de Araçuaí (MG) Vale do Jequitinhonha, o Encontro Regional de Agroecologia, momento preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA). Estiveram presentes aproximadamente 200 participantes, dentre eles agricultores (as), estudantes e representantes de organizações sociais.


Publicado há 5 anos, 10 meses

Aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, no município de Araçuaí (MG) Vale do Jequitinhonha, o Encontro Regional de Agroecologia, momento preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA). Estiveram presentes aproximadamente 200 participantes, dentre eles agricultores (as), estudantes e representantes de organizações sociais. O evento foi realizado no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas (IFNMG), em parceria da Articulação Mineira de Agroecologia (AMA) e do Fórum do Vale do Jequitinhonha para Convivência com o Semiárido.

O assessor da Cáritas Brasileira, Márcio Lima falou sobre a importância da realização do ENA no atual cenário político brasileiro: “O tema Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade é importante, porque debater a agroecologia também é debater os direitos das comunidades e dos povos. A constituição federal que completa 30 anos em 2018 tem sido utilizada para consolidar o golpe e a perda de direitos, o que incita o debate da democracia”. Márcio também afirma que trazer este tema para o ENA é importante para que se tenha esclarecido quais são os dois projetos de agricultura que estão em construção na sociedade. De um lado o agronegócio que financia os grandes proprietários de terra e o grande complexo agroindustrial. Do outro a agroecologia, que considera as comunidades e as experiências em agricultura familiar construídas no Brasil. “Devemos debater qual é o projeto de sociedade que estamos construindo para o campo, para as comunidades”, afirma Márcio.

Diante da análise de conjuntura apresentada, alguns participantes do evento fizeram suas contribuições e reflexões sobre a necessidade da organização e luta pelos direitos, políticas públicas para a juventude rural, empoderamento feminino, educação do campo, soberania alimentar e a necessidade de diálogo dos saberes construídos nas universidades com os saberes populares.

Um resgate histórico de como foram construídos os territórios do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha foi apresentado através da construção de instalações pedagógicas. Esta metodologia trouxe elementos e símbolos de cada local, onde foi possível perceber quais são as potencialidades, avanços e dificuldades encontradas em cada região. Durante o momento foram evidenciadas as diferenças de cada território, porém as lutas comuns e necessidades de enfrentamento coletivo. Houve ainda um debate sobre a mineração e os seus impactos no Vale do Jequitinhonha e depoimentos dos lutadores em defesa do território atingido pela mineração.

O Encontro Nacional de Agroecologia acontecerá nos dias 31 de maio, 1, 2 e 3 de junho em Belo Horizonte, reunindo agricultores e agricultoras além de toda diversidade de povos, organizações e movimentos sociais. No Encontro regional, foi apresentada a programação do ENA, além de informes e encaminhamentos.

José Claudio Luiz Nobre expressou através de sua arte, o poema de sua autoria:

Vale de Terra, Vida e Sonhos

Se Baixo, Médio ou Alto

Aqui tudo vale: é que tudo é o Vale

E vale pela riqueza dos versos, numa só voz

A voz que canta e encanta em todos os versos

De sons e tons de uma viola

Que não viola a vida

Que não viola a terra

Que não viola os sonhos

Os sonhos do Vale

Os sonhos da vida

Os sonhos do mundo

O mundo de todos

Nos sonhos de cada um.

 

 

Por Josiane Fernandes Rocha


Postado por: Comunicação ASA Minas
Editado por: Comunicação ASA Minas

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA