FÓRUM DO VALE PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO REÚNE ORGANIZAÇÕES POPULARES DO VALE DO JEQUITINHONHA


Publicado há 10 anos, 6 meses

Erikson Jardim - Comunicador Popular ASA-MG / Cáritas do Baixo Jequitinhonha


Foto: Júnia Gonçalves - CAV/TUrmalina

Ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro na cidade de Turmalina – MG, mais um encontro do Fórum do Vale do Jequitinhonha para Convivência com o Semi-Árido. Estiveram presentes o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Turmalina, Chapada do Norte, José Gonçalves de Minas, Francisco Badaró e Itinga, o Centro de Agricultura Vicente Nica (CAV), Escola Família Agrícola de Veredinha, Cáritas Diocesana de Araçuaí e Cáritas Diocesana Almenara, Visão Mundial e Associação dos Moradores e Amigos de Itinga (AMAI). O Fórum do Vale tem como objetivo denunciar, pensar e agir em busca do bem comum dos sujeitos coletivos que enfrentam as dificuldades e encontram oportunidades no semi-árido mineiro. Tendo este encontro o objetivo principal de analisar as realidades das organizações de todo Vale do Jequitinhonha e discutir a atual situação do acesso à água nos municípios e suas possíveis soluções.

O encontro iniciou com a mística das oportunidades, levando os participantes a refletir sobre a importância da convivência com o semi-árido “os períodos de estiagem é algo natural. Assim como as chuvas e as ventanias, não podemos controlar” exaltando, em seguida, a necessidade de um “novo” olhar para esta região, valorizando seus aspectos positivos sejam eles culturais, sociais ou produtivos.

Dentre as pautas discutidas, destaca-se o Programa Água para Todos, o Plebiscito Popular pela Redução da Energia Elétrica e ICMS, a organização do comitê da Campanha Permanente Contra o Uso de Agrotóxicos e Pela Vida e também o Julgamento de Adriano Chafik mandante e executor do Massacre de Felisburgo que acontecerá no dia 10 de outubro. Foi também informado que o Encontro Estadual da Articulação do Semi-Árido (ASA-Minas), ocorrerá na cidade de Turmalina/MG, nos dias 24 e 25 de outubro, a Feira de Agrobiodoversidade acontecerá na cidade de Montes Claros/MG e contará com a participação dos agricultores e entidades entre os dias 08 e 11 de outubro.

Os Sindicatos e demais organizações presentes denunciaram de forma veemente os precários serviços oferecidos pela COPANOR (Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A), nos distritos e comunidades, além da cobrança de preços abusivos que não são compatíveis com a realidade socioeconômica local. Segundo relatos, muitas famílias não estão mais produzindo hortaliças e frutíferas em seus quintais, comprometendo a segurança alimentar e aumentando o risco de vulnerabilidade social.

O próximo encontro do Fórum do Vale será no mês de Janeiro, na cidade de Caraí – MG, onde será abordada a temática das comunidades tradicionais do Vale do Jequitinhonha.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA