Informação e descontração marcaram a “Semana com Escolas 2012” em Turmalina


Publicado há 11 anos, 5 meses


Fabiana Eugênio
CAV – Turmalina

Teatro mostra o perigo do uso de agrotóxico para meio ambiente e para a saúde humana
Pelo quarto ano consecutivo o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV) levou conhecimento e entretenimento para estudantes do 5° ano do ensino fundamental do município de Turmalina. Entre os dias 24 de setembro e 01 de outubro, o CAV recebeu cerca de 300 estudantes de 06 escolas urbanas no seu Centro de Formação e Experimentação para uma aula prática, que teve como tema central a sensibilização contra o uso dos agrotóxicos.
Participaram do evento as Escolas Estaduais Lauro Machado, Badaró Júnior e Edite Gomes, a Escola Municipal São João Batista, o Centro Educacional Mestra Joana Lopes e o Instituto Educacional Aprovação. Durante os 06 dias de visita o CAV recebeu caravanas de estudantes no período da manhã e da tarde, com turmas que variavam entre 30 e 50 alunos por turno.
Logo na chegada, as crianças eram surpreendidas com um teatro que teve como personagens uma caveira, representando o agrotóxico, e as frutas e verduras que se livravam do agrotóxico para se desenvolverem saudáveis. O teatro revelou de forma interativa os males causados pelo uso dos agrotóxicos, tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde humana, além de mostrar alternativas sustentáveis para a produção de alimentos.
O percurso da visita
A visita às experiências práticas se realizou por cinco pontos de parada. No primeiro deles refletiu-se sobre a conservação, armazenamento e gestão da água. A grande atração foi uma maquete que simulou uma nascente e as tecnologias de captação de água da chuva, como barraginhas, bacias de contenção e a cisterna difundida pelo P1MC (Programa Um Milhão de Cisterna). Próximo a este ponto, em meio ao sistema agroflorestal, foi refletido sobre a necessidade da cobertura vegetal do solo e quanto às sementes crioulas.
A horta também foi visitada, sendo trabalhada a importância da produção agroecológica, inclusive quanto aos defensivos naturais, como uma alternativa contra o uso de agrotóxicos. Além da demonstração de todo o ciclo de produção, a feira livre foi lembrada como fundamental para a segurança alimentar das cidades.
A criação animal foi outro atrativo. Os estudantes visitaram a criação de vacas leiteiras, suínos e aves, sendo demonstradas as formas de manejo sustentáveis sem degradar o meio ambiente.
Em outro ponto os estudantes conheceram sobre a apicultura, como as abelhas se organizam e ainda sobre o beneficiamento do mel. Em seguida conheceram a desidratação de frutas através do secador solar, alternativa para agregar valor e conservar estes alimentos.
A todo o momento os estudantes fizeram muitas perguntas, revelando interesse pelos assuntos. Além da alegria e curiosidade demonstrada pelas crianças, ao final das visitas os professores (as) também se mostraram contentes com este intercâmbio prático. A professora da Escola Estadual Badaró Júnior, Glecina Lima Lopes afirmou: “Para os alunos é de fundamental importância porque muitos são filhos de agricultores e estarão levando essa ideia. E eles são o futuro do nosso país”. Outra profissional da mesma escola, Maria do Carmo Godinho também relatou emocionada: “É a primeira vez que venho nesta visita e estou encantada, aprendi muito. Às vezes a gente pensa que o mundo tá acabando, é tanta notícia ruim, mas aqui eu vi que o mundo tem jeito”.
O coordenador do CAV, Valmir Macedo, afirma: “As crianças representam um potencial divulgador das experiências agroecológicas pela sua sensibilidade e curiosidade, repassando depois da visita cada detalhe percebido aos seus pais, irmãos e colegas de um modo geral. Sendo assim, ao mesmo tempo em que se inicia um processo de formação de opinião dessas crianças para as causas sociais, incentiva-se o interesse de familiares e educadores para um melhor entendimento das relações do ser humano com o meio ambiente”.
Como recordação do passeio os visitantes ganharam sementes de crotalária, uma planta que auxilia no combate ao mosquito da dengue.
Para a realização deste evento, além da parceria com as escolas do município, o CAV contou com o apoio da Secretaria Municipal de Transportes de Turmalina, que viabilizou o deslocamento dos estudantes.
Além da semana de visitação, o CAV irá promover no dia 17 de outubro uma oficina com professores da rede pública municipal com atuação na zona rural do município de Turmalina, também enfocando a realidade sobre os agrotóxicos e as alternativas sustentáveis para produção de alimentos saudáveis.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA