Itinga protesta contra transporte de granito pelas vias públicas


Publicado há 12 anos, 8 meses

Moradores do bairro Porto Alegre, em Itinga, no Médio Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, realizaram, na última segunda feira, dia 27 de junho, um protesto contra o transporte de granito realizado por carretas pesadas que passam pelas ruas do bairro.União, faixas e muita indignação fizeram parte do protesto realizado. Os moradores das ruas Humaitá, Itaobim e Chico Paraíba localizadas no bairro Porto Alegre afirmam que o transporte de granito feito por carretas e que passam pelas vias estão prejudicando a população.

A presidente da Associação do Bairro, Vanuza Alves de Oliveira, aponta diversos problemas causados pela situação, até mesmo relacionados à área de saúde.


A dona de casa Etevelina Pereira esta bastante incomodada com a poeira e o barulho causados pelas carretas carregadas de granito, sem contar o medo de acidentes.A aposentada Natalina dos Santos está preocupada com a estrutura da sua residência. Segundo ela, depois que as carretas começaram a passar pela rua, apareceram trincas e rachaduras na sua casa, situação semelhante observada em diversas casas.


As ruas por onde passam as carretas estão com o calçamento bastante danificado, canos foram quebrados e muitos buracos apareceram. A poeira causada pelo transporte também é um fator que incomoda bastante.


Ao todo são seis empresas que retiram o granito in natura do município de Itinga e exporta para outras regiões. Os representantes das empresas Itinga Mineração e EMGA estavam presentes na manifestação e se comprometeram a buscar uma solução para o problema.
Os manifestantes tiveram uma reunião com o prefeito Charles Azevedo, o Charlão, e os empresários para buscar uma solução.

Lideranças do Vale do Jequitinhonha apontam a necessidade da instalação de indústrias e fabricas aqui na região com o intuito de beneficiar as nossas riquezas minerais ao invés de exportá-las. Com isso, haveria mais geração de empregos e renda na região.

Fonte: TV ARAÇUAÍ , repórter André Sá

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA