Livro ‘Histórias dos gerais’ é lançado em Januária


Publicado há 13 anos, 11 meses

“Ao longo de toda sua história, sempre foi antes de tudo região sanfransciscana, ligada à vida e aos movimentos do rio, e no correr dos séculos XVIII, XIX e XX construiu identidade e sentimento de pertencimento muito próprios (...)”. Assim o professor Eduardo Magalhães Ribeiro descreve a região do Alto-Médio São Francisco no livro ‘Histórias dos gerais’, da Editora UFMG.

O livro será lançado no dia 15 de abril, nesta quinta-feira, às 19 horas, no Ceiva, em Januária. Organizado pelo professor Eduardo, do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, com o apoio da Cáritas Diocesana de Januária e da Assusbac (Associação dos Usuários da Sub-Bacia do Rio dos Cochos), ‘Histórias dos gerais’ reúne pesquisas realizadas entre 2007 e 2010, nos gerais do rio dos Cochos, municípios de Januária, Bonito de Minas e Cônego Marinho.

As pesquisas investigaram o uso de recursos naturais, os sistemas produtivos agroextrativistas, os canais de comercialização da produção e as relações entre população, produção e água da região. Sem abrir mão do rigor das exigências acadêmicas, o livro não hesita em dar voz aos verdadeiros sujeitos os quais retrata. Os autores traçam o perfil da população que vive às margens do Velho Chico e apresentam alguns personagens importantes da cultura local.

‘Histórias dos gerais’ traz o rio e suas gentes, a terra e os bichos, os frutos e língua dos gerais, os costumes e a cultura geralista. Os leitores têm, nesta obra, mais uma oportunidade de se informarem e se formarem sobre a história e cultura desta porção dos gerais.

Histórias dos gerais
Eduardo Magalhães Ribeiro (org.)
Editora UFMG
Área: História de Minas
Apoio: CNPq e Fapemig
2010. 329 p. ISBN: 978-85-7041-822-7

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA