Monitoramento comprova aumento da disponibilidade de água na região após ações do CAV


Publicado há 12 anos, 9 meses

Clebson Souza - Técnico em Meio ambiente / Fabiana Eugênio-Comunicação Social / José Murilo Alves - Técnico Agropecuária

(CAV – Turmalina- MG)

Durante todo o mês de junho os técnicos do CAV mediram a vazão de 14 nascentes protegidas e 4 pontos de confluência de águas que receberam intervenções pelos programas do CAV. Este monitoramento aconteceu no município de Veredinha (MG) nas comunidades rurais de Macaúbas, Monte Alegre e Gameleira.

O objetivo é de acompanhar os resultados na disponibilidade dos recursos hídricos após a proteção das nascentes e da construção dos pequenos barramentos de água da chuva, como das barraginhas e bacias de contenção. A partir disso é possível também assessorar os agricultores (as) quanto ao planejamento de sua produção de acordo à quantidade de água que se terá disponível.

A medição é realizada 5 vezes a cada ano, sempre nos meses de Janeiro, março, junho setembro e novembro. No monitoramento da vazão da água no mês de junho, constatou-se nos mesmos pontos um aumento considerável de água em relação ao mesmo período do ano anterior. O gráfico abaixo mostra alguns dos dados da pesquisa realizada nas fontes de água nas propriedades dos agricultores (as) de Veredinha:

Fonte: Pesquisa de campo - Junho /2011

Nem todos os pontos medidos tiveram intervenções em 2009. A maioria das nascentes e dos pontos de confluência das águas, como nos córregos e pequenas cachoeiras, que hoje apresenta regularidade de água, já há vários anos só se registrava presença de água durante o período chuvoso.

A prática do CAV na proteção de nascentes e na preservação dos recursos hídricos não é recente. A primeira nascente cercada foi no ano de 2.000, na comunidade de José Silva, Turmalina, e até hoje mais de 30 nascentes foram protegidas em toda região. Mas só depois de uma pesquisa realizada em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers (Núcleo PPJ) em 2005, que este monitoramento passou a ser regular, sendo iniciado em 2006. Veja os dados da pesquisa na época, segundo a disponibilidade de água para as famílias:


Fonte: Pesquisa de campo, 2005

A partir de 2009, após o apoio da organização Suíça Vivamos Mejor, o CAV intensificou o monitoramento em Veredinha, principal município de atuação do programa de gestão dos recursos hídricos atualmente.

Os resultados das ações do CAV têm sido visíveis quando se visita as comunidades rurais e se ouve os agricultores (as). O Sr. José Alves, por exemplo, da comunidade de Monte Alegre, durante visita técnica à sua propriedade no mês de junho, relatou um pouco do histórico da situação da água na sua propriedade. Conta que em 2010 praticamente toda a água consumida em sua propriedade, principalmente para o consumo humano, no período da seca era proveniente de abastecimento de caminhão pipa, que através de frequentes e desgastantes cobranças, geralmente era feito pelo poder público municipal, com custos médios aos cofres públicos de R$ 200,00 por abastecimento. Devido à condição precária das estradas às vezes não era possível transportar nem mesmo 6.000 litros de água por caminhão, o que com muita economia só durava 20 dias.

Atualmente, após as intervenções do CAV, ele bombeia de apenas uma nascente de água 4.800 litros por semana. E segundo os próprios moradores do local e avaliações técnicas a água é de ótima qualidade, principalmente para o consumo doméstico.

Também a agricultora Etelvina, da comunidade de Monte Alegre, que acompanha a medição da nascente em sua propriedade, afirma emocionada: “Aqui não tinha água nem pra dar um passarinho. Depois da nascente cercada e das barraginhas, por todo lugar que procurar aqui acha água. Esse é o segundo ano que não precisamos mais de água do caminhão pipa.”

Acompanhe no quadro abaixo o histórico da disponibilidade de água na propriedade da Sra. Etelvina:

Local: Propriedade da Sra. Etelvina Pinheiro Monte Alegre – Veredinha (MG) Ano Mês Vazão Litro / dia

Minadouro (Ponto de confluência de

barraginhas e bacias de contenção) 2009 Junho Inexistência de água 2010 Junho 1.920 2011 Junho 3.456

Fonte: Pesquisas de campo – 2009 a 2011

Em todas as etapas do programa os agricultores (as) participam ativamente. As nascentes são protegidas em regime de mutirão, também é incentivado e assessorado a criação do regimento de uso da água nas comunidades, além da promoção de capacitações e reuniões periódicas para sensibilizar os agricultores (as) quanto a importância da conservação ambiental e do uso racional da água.

E o trabalho não pára. No mês de julho de 2011 será iniciada a construção de 34 bacias de contenção e 43 barraginhas em Veredinha, e também o cercamento de mais 02 nascentes. Neste ano o trabalho está se expandindo e chegando a mais localidades do município, como na comunidade rural de Pontezinha, que o trabalho irá se iniciar também em Julho. Isso está sendo possível devido ao apoio recebido da Vivamos Mejor Suíça e do CeVI da Itália.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA