MULHERES REALIZAM CAMINHADA EM MONTES CLAROS


Publicado há 13 anos, 1 mês

Samuel Nunes
Mulheres saem em passeata neste sábado, 11/03, para chamar a atenção da população para a situação de violência ora vivenciada pelas mulheres. Com o tema Rostos que constroem a história, a caminhada acontecerá a partir das 17h30 e conta com apoio de várias instituições do município.

A assistente social Sônia Gomes, uma das idealizadoras da caminhada, lembra que, em Montes Claros, há um abrigo estruturado e que atualmente não funciona porque está sem gestão.

Observa que existe também a Coordenadoria Municipal da Mulher, que está sob a responsabilidade da prefeitura, mas que também não funciona adequadamente por falta de profissionais capacitados.

- Reivindicamos a volta da delegacia especializada na defesa dos direitos das mulheres em situação de violência. Hoje só existem em nossa cidade três viaturas da Polícia Militar especializadas em atender casos de violência contra a mulher, além do núcleo da Defensoria Pública especializada na defesa dos direitos das mulheres em situação de violência (Nudem), órgão ligado ao governo do estado - relata.

Sônia afirma ainda que o movimento também reivindica à presidência da Câmara Municipal de Montes Claros audiência pública para resolver, debater e procurar soluções para casos de violência contra a mulher registrados na cidade. Segundo ela, no Relatório de atendimento do Núcleo de defesa da mulher vítima de violência doméstica e familiar de Montes Claros, os números apontam para o crescimento da violência contra as mulheres, sendo que os atendimentos encaminhados à polícia são mínimos.

Participam da caminhada, representantes do Conselho arquidiocesano de leigos (Coarle), Associação de moradores do bairro Jardim Eldorado, Comunidades eclesiais de base - CEBs, Centro de referência, apoio e defesa da cidadania (Cerradania), estudantes de Serviço Social da Unimontes, estudantes de Agronomia da UFMG, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute), Grupo de mulheres, Pastoral da comunicação, Defensoria Pública do estado de Minas Gerais - órgão de atuação em Montes Claros, Cáritas e o Centro de agricultura alternativa do Norte de Minas (CAA-NM) .

Fonte: Jornal O Norte

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA