O campo planta arroz e produz arte, e expõe no X Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas em Chapada Gaúcha.


Publicado há 12 anos, 9 meses

Por Priscila Souza, Comunicadora Popular ASA e Cáritas Regional.

A ACOMA – Associação Comunitária Mãe Ana - é uma associação comunitária rural e estará presente no X Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas de 07 a 10 de Julho no município de Chapada Gaúcha.


O encontro é organizado Fundação Pró Natureza (FUNATURA) em parceria com prefeitura de Chapada Gaucha, SEBRAE que promove esse momento de troca entre os povos do sertão tão conhecido pelas obras de Guimarães Rosa como meio de valorizar o patrimônio cultural. Serão quatro dias de muita cultura, arte e festa.


ACOMA e seus produtos são uma mostra do que estará presente neste encontro, e da história e objetivo de cada grupo por trás de seus produtos. Uma das mulheres membro fundadoras da associação Lourdes diz “nós produzimos para a cidade, nos produzimos arroz, cana, milho na época das águas, e na seca a gente tem de buscar outras fontes de renda e nos fazemos aproveitar o sertão e fazer arte, pro campo e pra cidade”. Assim querem dizer que o campo está incluído na cidade e não dever ser tratado diferente, deve ter espaço e ser reconhecido como produtor tanto de alimento para o corpo como para alma, que o povo do campo tem sabedoria, cultura e desenvolvimento sustentável.


A exposição é de um projeto em parceria com o Banco do Brasil para produzir arte a partir do material e da inspiração temática do Sertão. As mulheres da comunidades se uniram, aprenderam arte e tem a expectativa de criar renda a partir deste meio de preservar e valorizar o meio ambiente.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA