O Velho Chico suplica seu abraço em defesa da Revitalização.


Publicado há 12 anos, 6 meses

Por Priscila Souza.

Comunicadora Popular ASA/ Cáritas.

No dia 7 de outubro às 8h no cais da cidade e Januária estarão convidadostodos aqueles que se solidarizam e lutam pela vida do Rio São Francisco, cartão postal e fonte da riqueza do município.

Em Januária a igreja católica organiza o ABRAÇO do rio, um ato simbólico para manifestar a solidariedade em defesa do rio, meio de conscientizar que o rio está assoreado, poluído e que precisamos acordar para salvá-lo.

O Abraço será no dia 7 de outubro, aniversário da cidade e dia dos Santos do Rio, momento que São Pedro e São Francisco protetores das águas e dos animais caminham para se encontrar a beira do Rio São Francisco em sinal de benção e proteção ao rio que integra todo o Brasil e se torna fonte da vida e desenvolvimento dos povos.

O rio São Francisco vem enfrentando os impactos de grandes projetos, grandes empresas, barragens e latifúndios que poluem o rio, impende a reprodução dos peixes e os matam, desmatam as margens gerando assoreamento e expulsam bem como limitam o acesso da população tradicional, pescadores, barranqueiros, ribeirinhos, vazanteiros, quilombolas, indígenas as água para beber, plantar, e pescar.

O primeiro Abraço surgiu em 2001 provocado pela Articulação em defesa do São Francisco, Comissão da Pastoral da Terra e Irmãs da Divina Providencia, a Cáritas Diocesana de Januária aderiu e organizou ato que propunha fechar a ponte que liga Pedras de Maria da Cruz a Januária, ação que acontecia em todas as pontes da nascente a foz do rio como forma de dar visibilidade nacional ao impacto ambiental e social que as grandes obras vêm gerando ao rio e sob a qual a transposição do rio São Francisco pode se o decreto de morte.

Os manifestos em defesa do rio São Francisco se concentram a partir do dia 4 dia do Santo que lhe dá nome, se colocando contra a transposição, e grandes projetos e propondo a revitalização para recuperar a vida do rio e de seu povo que dele vive.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA