P1+2: FAMÍLIAS SÃO CAPACITADAS EM GESTÃO DA ÁGUA PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS


Publicado há 10 anos, 8 meses


Por Júnia Gonçalves - Comunicadora Popular ASA / CAV

Na comunidade de Ferreira, município de Chapada do Norte (MG), aconteceu no mês de julho, a primeira capacitação em Gestão de Água Para Produção de Alimentos (GAPA) realizada pelo CAV, por meio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).  O curso contou com 20 participantes das comunidades de Ferreira e Paiol, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre este programa desenvolvido pela Articulação no Semiárido (ASA), trocar experiências e debater sobre manejo racional do solo e da água. 

O evento foi assessorado pela técnica em agroecologia Poliana Lopes Siqueira que iniciou o debate com um resgate histórico do Programa, enfatizando que o P1+2 objetiva proporcionar as famílias do semiárido, além da água para consumo garantida pelo P1MC, a possibilidade de produzir alimentos.
 
Também foram apresentadas as tecnologias de captação e armazenamento de água que serão implementadas pelo Programa através do CAV, uma de suas Unidades Gestoras Territoriais no Vale do Jequitinhonha. Com o auxílio de um vídeo, os participantes puderam visualizar como são as tecnologias e ouvir depoimentos das experiências de famílias beneficiárias do programa em outras regiões do semiárido.

O evento contou ainda com a construção de um croqui pelas próprias famílias demonstrando a realidade de uma propriedade rural da comunidade. Analisando o esboço foi possível identificar características como: o solo, a água, tipos de plantio e criação, comercialização dos produtos, entre outras. A partir deste croqui e considerando os períodos de chuva da região, puderam refletir como fazer um bom manejo do solo e aproveitar ao máximo a captação e armazenamento da água das chuvas. 

A visita a uma das propriedades da comunidade propiciou ainda uma importante troca de experiências. Os presentes puderam perceber de forma prática o solo, as fontes de água e as formas de produção características do local. A instrutora Poliana fez ainda, uma demonstração das formas de plantio direto, rotação de culturas, curvas de níveis, cobertura morta, sistema de gotejamento com garrafas de plástico, compostagem, controle de doenças na agricultura e para criação animal.

Por fim, todos relembraram os pontos principais abordados durante os três dias de curso, destacando a importância do uso consciente da água, da preservação do meio ambiente, e da construção coletiva de políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento rural do semiárido. Relembraram ainda, os cuidados com as cisternas de 16 mil litros e os novos cuidados que deverão ter com as tecnologias que serão construídas pelo P1+2.

Este programa, que está sendo executado nos municípios de Chapada do Norte, Berilo e Francisco Badaró, conta com o patrocínio da Petrobras. Ele deverá beneficiar diretamente 270 famílias com tecnologias de captação e armazenamento da água para fins produtivos, como cisterna-calçadão, cisterna-enxurrada, barreiro trincheira e barragem subterrânea.


Busca no blog

POSTAGENS POR DATA