PASTORAIS SOCIAIS DA DIOCESE DE ARAÇUAÍ DEBATEM A CORRUPÇÃO ELEITORAL


Publicado há 11 anos, 10 meses


Por Samuel da Silva, Cáritas Regional Minas Gerais

Os agentes de pastorais sociais da Diocese de Araçuaí participaram de um encontro de formação com a temática corrupção eleitoral. O evento aconteceu nos dias 04 e 05 de maio, no Centro Diocesano de Araçuaí, e contou com a participação de representantes de pastorais sociais e paróquias dos municípios de Araçuaí, Pedra Azul e Ponto dos Volantes.

Durante o encontro, foi feita uma análise de conjuntura trazendo elementos para compreensão do momento político atual. Os participantes refletiram que a atual estrutura do Estado Brasileiro inibe a participação política do cidadão e permite, chegando a favorecer, muitas vezes, a corrupção. Além disso, foi debatido que o Estado se mostra avesso às mudanças estruturais, que poderiam de fato resolver os grandes problemas do povo brasileiro.

Os participantes ainda debateram sobre como a forma de organização política do Brasil foi construída para beneficiar pequena parte da população, colocando na miséria enorme parcela da população. A formação ficou a cargo do assessor da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Samuel da Silva.

Os agentes das pastorais sociais que participaram do encontro levantaram que, embora o momento atual apresente dificuldades para o processo de organização das forças populares, existem iniciativas que contribuem para o fortalecimento da cidadania. Entre elas, as Leis 9849 e Ficha Limpa, projetos de lei que nasceram de iniciativa popular e foram protocolados junto ao Congresso Nacional, graças à mobilização e pressão popular. No caso da Lei Ficha Limpa, desde que entrou em vigor, em 1999, mais de 700 políticos já foram cassados no país. Minas Gerais foi o estado com maior número de cassações, com 71 políticos cassados.

Conclui-se com os debates que não basta existir a lei, é necessário que a população e o os grupos organizados exerçam o controle social. Neste sentido, foi marcado para o mês de julho um grande seminário diocesano para debater novamente o tema e definir linhas de atuação para as eleições deste ano.

Fonte: http://www.caritasmg.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=324:pastorais-sociais-da-diocese-de-aracuai-debatem-a-corrupcao-eleitoral&catid=58:materias&Itemid=117

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA