PASTORAIS SOCIAIS DA DIOCESE DE ARAÇUAÍ DEBATEM A CORRUPÇÃO ELEITORAL


Publicado há 7 anos, 3 meses


Por Samuel da Silva, Cáritas Regional Minas Gerais

Os agentes de pastorais sociais da Diocese de Araçuaí participaram de um encontro de formação com a temática corrupção eleitoral. O evento aconteceu nos dias 04 e 05 de maio, no Centro Diocesano de Araçuaí, e contou com a participação de representantes de pastorais sociais e paróquias dos municípios de Araçuaí, Pedra Azul e Ponto dos Volantes.

Durante o encontro, foi feita uma análise de conjuntura trazendo elementos para compreensão do momento político atual. Os participantes refletiram que a atual estrutura do Estado Brasileiro inibe a participação política do cidadão e permite, chegando a favorecer, muitas vezes, a corrupção. Além disso, foi debatido que o Estado se mostra avesso às mudanças estruturais, que poderiam de fato resolver os grandes problemas do povo brasileiro.

Os participantes ainda debateram sobre como a forma de organização política do Brasil foi construída para beneficiar pequena parte da população, colocando na miséria enorme parcela da população. A formação ficou a cargo do assessor da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Samuel da Silva.

Os agentes das pastorais sociais que participaram do encontro levantaram que, embora o momento atual apresente dificuldades para o processo de organização das forças populares, existem iniciativas que contribuem para o fortalecimento da cidadania. Entre elas, as Leis 9849 e Ficha Limpa, projetos de lei que nasceram de iniciativa popular e foram protocolados junto ao Congresso Nacional, graças à mobilização e pressão popular. No caso da Lei Ficha Limpa, desde que entrou em vigor, em 1999, mais de 700 políticos já foram cassados no país. Minas Gerais foi o estado com maior número de cassações, com 71 políticos cassados.

Conclui-se com os debates que não basta existir a lei, é necessário que a população e o os grupos organizados exerçam o controle social. Neste sentido, foi marcado para o mês de julho um grande seminário diocesano para debater novamente o tema e definir linhas de atuação para as eleições deste ano.

Fonte: http://www.caritasmg.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=324:pastorais-sociais-da-diocese-de-aracuai-debatem-a-corrupcao-eleitoral&catid=58:materias&Itemid=117

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA