Pedreiros são capacitados para construção de tecnologias do P1+2


Publicado há 10 anos, 6 meses








Construção de cisterna calçadão durante o curso de pedreiro (a)
Por Júnia Gonçalves
Comunicadora Popular CAV / ASA

Para a construção de tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva para produção de alimentos, o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido (ASA), capacitou pedreiros no Vale do Jequitinhonha. O curso foi realizado pelo Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), uma das novas Unidades Gestoras Territoriais do programa na região. A capacitação aconteceu entre os dias 21 a 30 de agosto na comunidade de São João Marques, no município de Chapada do Norte. Durante os 10 dias, 12 pedreiros construíram uma cisterna-calçadão na propriedade de Conceição Aparecida de Souza, beneficiária das ações do P1+2.

Conceição está feliz com a tecnologia construída e a possibilidade de produzir alimentos em seu quintal. Ela possui a cisterna de 16 mil litros do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), também pela ASA. Com a cisterna, a família tem acesso à água para consumo humano, e com a nova tecnologia Conceição está ansiosa para poder cultivar: “Vai ser bom para nós, fazer nossa hortinha, cuidar das plantas”, afirma.

A construção das tecnologias de captação e armazenamento de água possibilita o acesso à água para consumo e produção de alimentos, além disso, gera emprego para diversos pedreiros e pedreiras. Com isso, diversos trabalhadores da região, que antes migravam para trabalhar na colheita de café e cana-de-açúcar, podem permanecer junto as suas famílias.
Vale lembrar ainda, que essa cisterna-calçadão é a primeira tecnologia do P1+2 que o CAV constrói. Além de mais cisternas-calçadão, o CAV, Unidade Gestora do programa, construirá barragens subterrâneas, barreiros e cisternas-enxurrada. Através do patrocínio da Petrobras, essas tecnologias serão implementadas nos municípios de Berilo, Chapada do Norte e Francisco Badaró, no Vale do Jequitinhonha.



Busca no blog

POSTAGENS POR DATA