Plenária de MG tem como foco a organização e a formação política da juventude rural


Publicado há 11 anos, 6 meses


10.10.2012

A estrutura e a organização política da juventude dentro do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais é, na avaliação da coordenadora Estadual da Comissão de Jovens Rurais/Fetaemg, Maria Alves, os principais pontos que precisam ser aprofundados na plenária estadual que reúne, em Belo Horizonte, aproximadamente 300 jovens de todas as regiões do Estado para debater e formular propostas que vão de encontro às necessidades da juventude .  “A nossa plenária é congressual e estaremos pautando as questões da juventude e de forma especial, dentro do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, principalmente em relação às cotas. Temos também como foco a formação dos jovens no processo do sindicalismo brasileiro, além de bandeiras de luta do MSTTR que são a educação do campo e o direito à terra, por exemplo.”
Além de debater e apresentar propostas de ações  para a categoria, a plenária irá eleger 20 representantes de Minas Gerais para participarem da plenária nacional que acontece em Brasília de 15 a 17 de outubro, já com foco no Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag (CNTTR), que terá sua 11ª edição realizada em março de 2013.
Na programação, que acontece em dois (09 e 10 de outubro) os jovens participam de trabalho em grupo para formular e apresentar propostas inseridas em seis comissões temáticas: soberania e segurança alimentar; reforma agrária; agricultura familiar e meio ambiente; direitos, políticas públicas e desenvolvimento com justiça social no campo; Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e o direito ao trabalho e emprego; e por último, formação político social e educação do campo.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, ressalta que a participação dos jovens dentro do Movimento Sindical vem fazendo a diferença na conquista de importantes resultados e o todo o conjunto, Sindicatos, Fetaemg e Contag têm o desafio de ampliar a participação desses jovens no Movimento, criando atrativos que despertem o seu interesse pelas lutas em prol da categoria.
As propostas elaboradas e aprovadas na Plenária Estadual, apesar de não terem caráter deliberativo, serão apresentadas na Plenária Nacional em Brasília e poderão ser norteadoras das ações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Solenidade de abertura:
A solenidade de abertura da Plenária contou com as presenças de representantes do governo federal e estadual, além da Central de Trabalhadores do Brasil (CTB) e entidades parceiras da Fetaemg.
Representando o Governo de Minas Gerais o subsecretário Estadual da Juventude, Gabriel Azevedo, pontuou como principais ações do Estado programas de capacitação voltados para os jovens rurais, incluindo o Pró-Jovem.  “É importante a busca pela qualificação profissional respeitando a cultura local para que o jovem tenha qualidade de vida sem ter que precisar sair do meio rural.” O subsecretário afirmou ainda que já está em votação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais um “assento” para um representante da juventude rural no  Conselho Estadual da Juventude.
O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Alcides Guedes Filho, também destaca a capacitação dos jovens como principais ações do governo federal, citando o Pronacampo que inicialmente atenderá 1.100 jovens rurais de Minas Gerais, disponibilizando bolsas de formação técnica. O delegado ponderou que o acesso à terra continua sendo um dos principais desafios para manter a juventude no meio rural. “Fazer com que os nossos jovens permaneçam no campo produzindo. Esse é o primeiro ponto. Mas unicamente o acesso à terra não dá essa garantia. Nós temos que fazer com que o meio rural tenha as mesmas estruturas e condições que as cidades.”
Em seu discurso, o superintendente Antônio do Carmo Neves do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-Minas), que é parceiro da Fetaemg na realização da Plenária, disse que das 572 mil capacitações realizadas pelo Senar, 30% são direcionadas aos jovens.
Também participaram da solenidade de abertura o subsecretário de Estado da Agricultura Familiar, Edmar Gadelha, o presidente da Emater-MG, Marcelo Lana, a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Isabel Antunes, o secretário da Juventude Trabalhadora da Central dos Trabalhadores do Brasil, Paulo Vinícius Santos, entre outros participantes.



Busca no blog

POSTAGENS POR DATA