PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS SÃO DEBATIDAS EM CURSO


Publicado há 13 anos, 1 mês

Priscila Carvalho, comunicadora da ASA e Cáritas Regional MG
Nos dias 01 e 02 de março, aconteceu na comunidade de Ana da Rocha no município de Bonito de Minas, o curso de Gestão de Água para Produção de Alimento. O Curso faz parte das estratégias do Programa Uma Água Duas Terras (P1+2) da Articulação no Semiárido (ASA), para contribuir para a segurança alimentar e nutricional das famílias da região.

Participaram da atividade diversas famílias agricultoras beneficiadas pelo P1+2 das comunidades de Santo Antonio Borrachudo, Maria Criola, Raizama, Várzea da Manga e Ana da Rocha. Todas as famílias receberam ou receberão uma cisterna calçadão, que é uma tecnologia de armazenamento de água da chuva para que as famílias possam produzir alimentos durante a estiagem em busca de melhoria de vida e desenvolvimento sustentável.

O curso tem como principal objetivo possibilitar a troca de informações e experiências a partir de técnicas e conhecimentos populares de convivência com o semiárido. Durante a programação, as famílias tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as características do clima da região. Foi abordado a importância da utilização de manejos sustentáveis, sem agrotóxico, com sementes criolas, garantindo a saúde de todos e a autonomia econômica da produção familiar.

As famílias têm a expectativa de utilizar a água armazenada para a produção de hortaliça, frutas, e ajudar a desenvolver sonhos de projetos como o desenvolvimento de uma feira dentro da cidade de Bonito, assim o projeto pode garantir a segurança alimentar das famílias e a qualidade de vida, além de uma expectativa de desenvolvimento econômico.

O Programa Uma Terra e Duas Águas é executado na região pela Cáritas Regional Minas Gerais.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA