PROJETO FORTALECE ORGANIZAÇÃO DE MULHERES DA SERRA GERAL E DO ALTO RIO PARDO


Publicado há 11 anos, 9 meses

Por Helen Borborema e Maria Afonso
Mais de 300 mulheres do Norte de Minas estão com compromisso marcado nos próximos dias 02 e 03 de julho. É o I Seminário de Ater Mulher dos Territórios da Cidadania das microrregiões do Alto Rio Pardo e Serra Geral – Desafios e perspectivas, que será realizado na Escola Família Agrícola Nova Esperança no município de Taiobeiras – MG.

O evento é organizado pela Associação Mineira das Escolas Família Agrícola –AMEFA em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais – FETAEMG e demais parceiros da sociedade civil organizada, com o apoio do MDA. Segundo a organização do Seminário, o objetivo é trabalhar o empoderamento das mulheres do campo para proporcionar-lhes autonomia econômica através da cadeia produtiva do artesanato. Em cada território já foram atendidas cerca de 160 mulheres com faixa etária diversificada.

Durante a programação do I Seminário de Ater Mulher dos Territórios da Cidadania da Alto Rio Pardo e Serra Geral – desafios e perspectivas, além de palestras, debates, trabalhos em grupo e muita troca de experiências será realizada uma mesa onde as beneficiárias, as instituições da sociedade civil, bem como os órgãos públicos estarão presentes na perspectiva de construir possibilidades para parcerias que viabilizem a implementação das propostas de acordo com a demanda e necessidades levantadas pelas próprias mulheres no decorrer do projeto.

Na oportunidade será realizada também uma avaliação das ações desenvolvidas e discutida a possível continuidade do trabalho. Os organizadores acreditam que a realização do evento representa um marco de uma grande conquista e o início de tantas outras lutas pela autonomia e empoderamento econômico e social da mulher camponesa.

ATER MULHERES – O Projeto de Assistência Técnica Rural para as Mulheres é desenvolvido pela AMEFA com apoio do MDA e executado em parceria com diversas organizações da sociedade civil como os sindicatos dos trabalhadores rurais e o Coletivo de Mulheres do Norte de Minas.  As ações referente ao Projeto que acontecem desde abril de 2011 nos Territórios da Cidadania do Alto Rio Pardo e Serra Geral compreendem a realização de visitas de diagnóstico a cada uma das beneficiárias e oficinas sobre gênero, viabilidade econômica, políticas públicas, cadeia produtiva do artesanato, elaboração de plano de negócios, entre outras atividades.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA