Realizado em Araçuaí o II Encontro da Rede Jequitinhonha e Mucuri de Fundos Solidários


Publicado há 11 anos, 1 mês



Na segunda feira, 18 de março de 2013, foi realizado em Araçuaí o II Encontro da rede Jequitinhonha e Mucuri de Fundos Solidários, dando continuidade às discussões ocorrida no primeiro encontro em outubro do ano passado. Estiveram presentes representantes de sete organizações (Associação dos Feirantes de Jequitinhonha, Associação de Feirantes de Turmalina, Cáritas Diocesana de Diamantina, Cáritas Diocesana de Almenara, Cáritas Regional Minas Gerais, Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica, Visão Mundial) que realizaram diálogos em torno das seguintes temáticas: contextualização do movimento em prol da metodologia de fundos solidários a nível nacional e estadual; desafios e potencialidades dos fundos rotativos nos vales; caminhos e possibilidades para o coletivo de fundos solidários dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 
Atualmente diversas organizações que trabalham com a metodologia de fundos solidários em todo o Brasil estão se movimentado para exigir maior apoio por parte dos órgãos governamentais. A viabilidade e importância dessa proposta foi demostrada por um levantamento realizado pela Cáritas Brasileira, no qual mais de mil experiências de fundos solidários foram identificadas. A constituição de redes é uma forma de fortalecer essa luta, assim como de proporcionar o desenvolvimento das experiências locais de fundos solidários. Caminhado nesse sentido, o coletivo dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, é um pioneiro nesse processo, e servirá de exemplo para o estabelecimento de redes em outras regiões.
Os principais encaminhamentos do encontro giraram em torno do fortalecimento da proposta do coletivo – captação de recursos, formação de um grupo referência de instituições para animá-lo, ampliação da participação, pesquisa sobre as peculiaridades das experiências de fundos nos Vales. O próximo encontro foi marcado para o dia 04 de junho.

Por Vladimir Dayer L. B. Moreira
 (Cáritas Diocesana de Almenara - Baixo Jequitinhonha)



Busca no blog

POSTAGENS POR DATA