Revitalização popular: caminho para a recuperação do Velho Chico


Publicado há 11 anos, 10 meses

por Lívia Bacelete e Priscila Souza - Cáritas Regional Minas Gerais e Cáritas Diocesana de Januária 
* com informações da assessoria de comunicação da Articulação Popular São Francisco Vivo 

Com o lema “Por uma revitalização Popular”, cerca de 80 pessoas vindos dos cinco estados da bacia do rio São Francisco (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) participaram do III Encontro Popular da Bacia do rio São Francisco. O Encontro aconteceu nos dias 25 a 27 de maio, na cidade de Januária, Norte de Minas Gerais, e contou com a participação de representantes de movimentos sociais e povos tradicionais, que compõe da Articulação Popular São Francisco Vivo. O III Encontro Popular da Bacia do Rio São Francisco teve como objetivo fazer um diagnóstico das obras de revitalização do governo e apontar outras formas de revitalização. 

Durante o Encontro, foram realizadas discussões temáticas sobre territórios, energia, mineração e revitalização do rio, que são os eixos estratégicos da Articulação Popular São Francisco Vivo. O evento contou também com a presença de Roberto Malvezzi, assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT), especialista em temáticas socioambientais. 

Os participantes também realizaram visitas para conhecer experiências de revitalização de bacia hidrográfica e conquista de território na região. Os intercâmbios aconteceram nas comunidades que fazem parte da sub-bacia do rio dos Cochos, em Januária, e no território indígena Xakriabá, em São João das Missões, respectivamente. 

Ao final do III Encontro, foi elaborada uma carta final defendendo a preservação dos biomas Cerrado e Caatinga, criticando os grandes empreendimentos econômicos que prejudicam a preservação do rio, como o agronegócio e os parques eólicos, questionando a ineficiente revitalização governamental e defendendo uma revitalização popular, que conte com a participação dos povos da bacia. 

Leia a Carta de Januária produzida durante o III Encontro Popular da Bacia do Rio São Francisco. 


Sobre o Encontro Popular 

O Encontro Popular da Bacia do rio São Francisco é um fórum de decisões e discussões da Articulação Popular São Francisco Vivo, rede que reúne mais de 300 entidades, na luta em defesa do Velho Chico e dos povos da bacia. A terceira edição do evento acontecerá após três anos do segundo encontro, realizado em agosto de 2009, na cidade de Juazeiro. Na ocasião foram avaliados os quatro anos da Articulação e foram tomadas novas diretrizes para a organização das lutas em defesa do rio São Francisco e dos povos da bacia.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA