RIO PERUAÇÚ E POVO XAKRIABÁ AMEAÇADOS: Desrespeito a comunidade Indígena Xakriabá continua


Publicado há 12 anos, 10 meses

Caçamba carregada com brita destrói ponte e deixa comunidade isolada


Nesta sexta feira 13, uma caçamba carregada com brita destruiu a ponte que liga a comunidade Indígena Xakriabá da aldeia Peruaçu/dizimeiro ao município de Januária no Norte de Minas Gerais. Segundo o motorista da caçamba, o veículo estava fretado e levava o material para o trecho que tange o município de Miravania, disse ainda que não teria sido informado sobre os problemas relacionados a pavimentação da Rodovia que envolve o território Xakriabá e muito menos sobre a fragilidade da ponte, informou que um outro carro carregado com o mesmo material teria passado pela ponte. Ainda segundo o motorista do veículo, a sua carga era a segunda de cinco que estavam sendo transportadas naquele dia.


Entre os meses de Fevereiro e Março de 2011, várias denuncias foram feitas sobre as irregularidades cometidas pela pavimentação da Rodovia, entre elas o descumprimento das condicionantes observadas pelo licenciamento ambiental. Até o momento não foram tomadas medidas para resolver o problema.


O Ministério Público Federal instaurou Inquérito Civil Público para apurar as responsabilidades convocando os órgãos responsáveis pela pavimentação da MG 235 a se pronunciar.


Os moradores da comunidade continuam apreensivos, mesmo diante da intervenção da FUNAI e Ministério Público Federal, a construtora continua a desrespeitar a comunidade. No trecho que tange o território Xakriabá, a construtora foi impedida de trafegar dentro da reserva e proibida de utilizar veículos pesados, no entanto, o fluxo de transito de veículos com cargas pesadas a serviço da construtora continua a todo vapor. O desrespeito continua juntamente com os prejuízos causados á comunidade Indígena.



Os estudos de impacto ambiental no que se refere ao território Xakriabá ainda não foram realizados, contudo, a comunidade já está sendo impactada pelos avanços da obra.

CIMI LESTE - Equipe Xakriabá

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA