STR Porteirinha sedia Encontro de Gerentes e Auxiliares dos Projetos da Articulação do Semiárido – ASA


Publicado há 9 anos, 6 meses

Kelly Cristina de Aquino -  Jornalista e Comunicadora Popular da ASAMinas / Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM
Anita Dias Jornalista e Comunicadora Popular da ASAMinas /Cáritas Diocesana de Januária

Entre os dias 25 e 26 de Setembro foi realizado o Encontro de Gerentes, auxiliares, coordenadores e comunicadores/as no Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR Porteirinha/MG. O evento teve como objetivo promover discussões com relação à execução dos projetos de cisternas e fortalecimento da dinâmica de trabalho para a convivência com o semiárido.

A coordenadora executiva da ASA, Leninha Souza aponta a importância dos encontros de gerentes da rede Asa em Minas Gerais. “A rede só é forte e se consolida se a equipe que executa os nossos programas tenha a compreensão política dessa rede. É importante que os coordenadores, gerentes, auxiliares, compreendam a dimensão da contribuição deles nos nossos projetos e programas e acima de tudo que tenham sentimento da partilha, e da solidariedade que no somatório vai fazer com que a rede seja essa grande articulação nacional. “É fundamental discutir todos os problemas seja no campo gerencial, administrativo/ financeiro e acima de tudo o trabalho político que resulta a contribuição para aquelas famílias que passam sede, como eles podem se dedicar mais para que a gente tenha uma rede cada vez mais forte mais coerente, responsável para assim podermos, de fato, levar os resultados de todos os nossos esforços e dedicação  para que as famílias tenham acesso à água de qualidade, segurança alimentar e renda a partir da produção”, explica.  
Os diálogos iniciaram com a análise de conjuntura política que identificou o cenário político atual e expectativas, reflexões sobre os 15 anos da ASA, projetos e metodologia de trabalho e marco regulatório. Os participantes interagiram com as discussões e os trabalhos em grupo. Para o gerente financeiro P1+2/MDS, Márcio Antônio Antunes Vieira, o evento foi uma oportunidade de planejar a execução dos nossos projetos. “A partir desse espaço e a visão de outros colaboradores temos a oportunidade de busca uma melhor forma de execução, buscando em rede a solução para muitos de nossos impasses e desafios. O Encontro resgata outros pontos importantes, como a reflexão sobre a atuação da ASA no Semiárido e suas contribuições ao longo dos seus 15 anos e nos faz pensar qual a nossa atuação dentro deste contexto e que papel queremos desenvolver para termos uma sociedade mais justa e consciente”, explica Márcio.

O Assessor da AP1MC, Herisowvaldo Soares Silva afirmou que os encontros auxiliam na continuidade dos trabalhos e fortalece a discussão do papel dos gerentes dentro da rede ASA. "Um evento como este é de grande importância,para continuidade da nossa caminhada  é um momento onde podemos refletir nosso papel, nossa contribuição na rede ASA ao longo desses 15 anos. Sobretudo é um espaço de discussão e socialização de metodologias de gestão, identificando partes positivas e negativas para que possamos continuar avançando na perspectiva da convivência com o Semiárido". 

Este foi o segundo Encontro de Gerentes, auxiliares, coordenadores e comunicadores/as da rede ASA Minas em 2014. O primeiro aconteceu no primeiro semestre na cidade de Mário Campos.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA