Vale do Jequitinhonha Sedia Seminário Internacional Agua y Desarrollo Sostenible


Publicado há 12 anos, 9 meses


Por Fabiana Eugênio

Comunicação / CAV – MG

De 21 a 26 de junho de 2011 o Vale do Jequitinhonha foi palco de um evento internacional que envolveu organizações sociais de sete países da América do Sul, América Central e Europa. O seminário foi uma realização através da parceria da Vivamos Mejor Suíça, CeVI da Itália e Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV). O evento teve como tema central de debate Agua y Desarrollo Sostenible (Água e Desenvolvimento Sustentável), sendo sediado no Centro de Formação e Experimentação do CAV, em Turmalina (MG).

Os países visitantes foram representados por 14 participantes das organizações: APOYAR da Colômbia, CAPRY da Nicarágua, Vivamos Mejor Guatemala, ASEO da Bolívia, Vivamos Mejor da Suíça e CeVI da Itália.

A abertura oficial do evento aconteceu na terça-feira, dia 21 de junho quando contou com a participação de diversas organizações locais (Turmalina e Veredinha). Neste dia o Núcleo de pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers, parceiro do CAV, apresentou suas experiências de capacitação de estudantes, atividades conjugadas de extensão e pesquisa e atuação junto ao movimento social. Também ao CeVI da Itália foi aberto um espaço para apresentação das ações institucionais e em especial ao projeto desenvolvido atualmente pela parceria com o CAV, que visa fortalecer a capacidade da população local na elaboração e adoção de modelos de gestão integrada, participativa e sustentavel dos recursos naturais.

Todo o evento foi acompanhado por um tradutor Boliviano que facilitou o entendimento entre os idiomas português e espanhol.

O Intercâmbio

Foi uma semana de intensas trocas de experiências, debates e visitas a campo. O CAV, enquanto organização anfitriã do evento apresentou durante a semana os seus diversos programas de trabalho de forma detalhada, em especial aqueles apoiados por Vivamos Mejor Suíça. Dentre as apresentações estão as tecnologias desenvolvidas para captação e armazenamento de água da chuva, tanto para produção quanto para consumo humano e conservação das fontes hídricas; o fomento a mercados solidários, como no programa de apoio às feiras livres; as ações no campo da agricultura agroecológica e da educação do campo. Após a apresentação de cada experiência, os participantes visitavam as propriedades dos agricultores (as) para fins de conhecer e compreender na prática as ações apresentadas.

As organizações internacionais também puderam apresentar e colocar em debate as experiências que desenvolvem em seus países. Vivamos Mejor Suíça, organização proponente do seminário, apresentou seu programa de trabalho na América Latina que busca promover o desenvolvimento sustentável e a solidariedade através de apoios a experiências no campo da saúde, educação e agroecologia. A organização CAPRY da Nicarágua mostrou seu rico trabalho no apoio à agricultura camponesa, como na formação de agricultores (as) para fins de assessoria técnica. Os representantes da Colômbia falaram sobre a realidade vivida no país, o impacto dos mega-projetos, os conflitos armados, a violência e a desapropriação de terras, mostrando também a experiência da organização APOYAR no

apoio social e comunitário aos impactados diretos por essa realidade. A Vivamos Mejor Guatemala trouxe informações valiosas quanto ao impacto da variação climática e da água no desenvolvimento sustentável do seu país. Com o auxílio de mapas, gráficos e imagens do ambiente conforme sua própria realidade foi possível compreender os efeitos das mudanças ambientais nas bacias hidrográficas e o trabalho que a organização realiza no sentido de melhorar a qualidade de vida em comunidades rurais através da promoção social e autogestão comunitária. A instituição ASEO da Bolívia também mostrou a realidade vivida no país e os seus inúmeros desafios principalmente quanto à degradação dos recursos naturais e os impactos para as famílias. Dentre os diversos trabalhos desenvolvidos pela organização está o desenvolvimento de tecnologias alternativas em relação ao saneamento básico, como a construção de banheiros ecológicos secos e fertilizantes naturais.

Apesar de uma diversidade de realidades, culturas e saberes, as ações desenvolvidas em cada um dos países se entrelaçavam e se complementavam, de forma a fortalecer estratégias em prol do desenvolvimento sustentável, levando em conta as especificidades de cada região.

O Vale do Jequitinhonha Mostra suas Riquezas

Em todos os dias de seminário foram apresentadas mostras da cultura e culinária do Vale do Jequitinhonha. Já no primeiro dia de evento o cantor e compositor, Volber Maciel, da cidade de Turmalina apresentou suas músicas, em especial a que contextualiza a migração na região. Também neste dia uma feira foi montada no Centro de Formação do CAV com artesanato em bambu, madeira, cerâmica, algodão e produtos das feiras livres locais. Durante a feira os visitantes também compartilharam produtos e materiais referentes aos trabalhos desenvolvidos nos seus países. O grupo de jovens UNE de Turmalina apresentou a dança de fitas e brincadeiras de roda. Uma visita a tradicional Festa do Rosário do município de Minas Novas foi a atração que animou a noite de quinta feira. Na sexta feira a programação da noite foi tipicamente junina, com a quadrilha dos jovens da Escola Estadual Lauro Machado de Turmalina, comidas típicas, música e fogueira. O evento se encerrou com a visita à feira livre de Turmalina no sábado e com uma rápida apresentação dos tradicionais “Caboclinhos”, outro grupo que faz parte da cultura local. Antes de partir, os participantes receberam uma homenagem das mãos do Vice-Prefeito da Cidade de Turmalina, o Srº Jéferson José Lopes.

A avaliação de modo geral do evento foi positiva, tanto que várias sugestões foram encaminhadas a partir desse seminário, como a realização anual e itinerante deste intercâmbio nos países apoiados por Vivamos Mejor Suíça, ou seja, Brasil, Colômbia, Guatemala e Nicarágua.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA