VIA CAMPESINA OCUPA CODEVASF EM MONTES CLAROS, MINAS GERIAS


Publicado há 10 anos, 9 meses


Na manhã desta quarta-feira (10/07), cerca de 300 militantes ocuparam a CODEVASF de Montes Claros, em Minas Gerais. A ação está sendo realizada com o objetivo de exigir que o acordo firmado no dia 27 de março do presente ano, entre CODEVASF e os atingidos pelos Projetos Gorutuba e Jequitaí, seja colocado em prática. 
“Já se passaram mais de 03 meses da última reunião e não recebemos nenhuma resposta do Governo Federal, enquanto isso estamos sendo pressionados e ameaçados de despejo” afirmou Geraldo Pires do MST. 
O acordo prevê basicamente dois pontos de discussão: o primeiro ponto tem o objetivo de articular uma reunião em Brasília entre Ministério da Integração Nacional, CODEVASF e atingidos para resolução das pautas específicas de ambos os projetos de irrigação administrados pela empresa. 
Já o segundo ponto diz respeito a garantia de apresentação da pauta dos atingidos a CODEVASF nacional e apresentar uma proposta para a resolução dos conflitos na região. 
A reunião na qual ocorreu a assinatura do acordo, contou com a presença de representantes da CODEVASF Nacional e Regional, do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Minas Gerais (CONEDH), além de diversos movimentos sociais e dos atingidos pelos projetos de irrigação. 
“É um desrespeito o que a CODEVASF têm feito na região, privatizando a água, beneficiando o grande produtor e deixando os camponeses na miséria.” enfatizou Moisés Borges do MAB. 
Segundo os movimentos sociais a ocupação irá permanecer até que o Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional em Brasília, abra diálogo e execute o acordo assinado em 27 de março.

Fonte: www.mst.org.br

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA