Berilo sediará o V Seminário de Feiras Livres e Políticas Públicas no Vale do Jequitinhonha


Publicado há 10 anos, 9 meses

O espaço mais tradicional de comercialização de produtos da agricultura familiar do Vale do Jequitinhonha e as estratégias para seu desenvolvimento serão os temas do V Seminário de Feiras livres e Políticas Públicas no Vale do Jequitinhonha, que acontecerá no dia 20 de junho de 2013 no município de Berilo (MG). O evento é uma realização do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV) em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers (Núcleo PPJ), CeVI e Coldiretti da Itália e a Subsecretaria de Agricultura Familiar de Minas Gerais.
O seminário objetiva ampliar o debate e a construção de politicas viáveis ao fortalecimento das feiras livres e da agricultura familiar no âmbito local e regional, assim como promover a atuação conjunta sociedade civil e poder público.
 
O evento terá a participação da sociedade civil organizada, representantes de prefeituras municipais, câmaras de vereadores, organismos de governo a nível regional e estadual, universidades federais, além de agricultores (as) feirantes de toda região.

Além de uma mesa de debate com o tema: “Feiras livres e políticas públicas no Vale do Jequitinhonha: avanços e desafios” o momento contará com representantes de organismos competentes para a realização de oficinas sobre acesso e gestão da água, produção orgânica, assistência técnica e extensão rural, sementes crioulas, legislação sanitária para produtos de origem animal, fundos solidários e programas governamentais de aquisição de alimentos como PAA e PNAE.

Durante o evento será feito o lançamento público do projeto: Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável: Água, Produção e Geração de Renda no Alto Jequitinhonha”, o qual é desenvolvido pelo mesmo grupo de parceiros e co-financiado pela União Europeia. Também será o momento oficial de lançamento do livro “Lavradores, Águas e Lavouras” – Estudos sobre gestão camponesa de recursos hídricos no Alto Jequitinhonha, organizado pela antropóloga Flávia Galizoni (Núcleo PPJ/UFMG).

Este evento é uma ação do Programa de Apoio às Feiras Livres desenvolvido pelo CAV e os muitos parceiros, que há cerca de 10 anos busca o fortalecimento destes espaços de comercialização e da agricultura familiar da região. Implementado nos municípios de Turmalina, Veredinha e Chapada do Norte, em 2013 o programa se expande para Minas Novas e Berilo.

O seminário acontecerá de 08 às 16h, no Ginásio Poliesportivo de Berilo, localizado à rua Delfim Ramalho de Souza, s/n, bairro Dom Silvestre. A participação deve ser confirmada até o dia 14 de junho pelo telefone (38) 3527 1401 ou pelo e-mail cavi@uai.com.br. Para outras informações acesse www.cavjqui.org


Fabiana Eugênio
Setor de comunicação
Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica - CAV
 (38) 3527 1401

 (38) 9107 1491

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA