COMUNICAÇÃO PARA FORTALECIMENTO DAS LUTAS POPULARES


Publicado há 12 anos, 11 meses



Helen Borborema - Comunicadora ASA/ STR Porteirinha e Helen Santa Rosa - Assessora Comunicação CAA/NM


No último dia 29 de março, no município de Taiobeiras representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios da região do Alto Rio Pardo se reuniram para debater sobre a importância da comunicação para potencializar as lutas e bandeiras da agricultura familiar.

O encontro foi realizado pelo Movimento Articulado dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Organizados do Alto Rio Pardo (Mastro) e pela Articulação no Semiárido Mineiro (ASA Minas). No início foi feito uma reflexão acerca da temática da Campanha da Fraternidade 2011 cujo tema é O planeta geme em dores de parto, e como a comunicação tem trabalhado as questões relativas ao meio ambiente e agricultura familiar.

Foi realizado um diagnóstico à nível regional dos meios de comunicação existentes e disponíveis aos movimentos sociais e populares. Durante os trabalhos, foi identificado as reuniões e o rádio como os meios de comunicação mais eficientes para dialogar com os trabalhadores rurais, sendo que na atualidade muitos sindicatos têm seus programas radiofônicos, onde mantêm dialogo direto com as famílias agricultoras.

Melvino Gomes Silveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Paraíso, contou que tem um programa de rádio semanal aos domingos e que é um dos programas de maior audiência porque o povo do campo se identifica com a linguagem, com as músicas e informações que são veiculadas. Já Edson de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montezuma, experiente comunicador considera que os programas de rádio tem fortalecido o trabalho do sindicato com as comunidades, tem estreitado laços e ajudado na formação e informação.

Durante a reunião foi também levantado as demandas da comunicação no território, ficando explicito principalmente a necessidade de conscientizar o povo do campo, divulgar as boas experiências das famílias agricultoras e das organizações populares, anunciar o outro modelo de desenvolvimento baseado na agroecologia e na justiça social, além de divulgar as políticas públicas e maneiras das famílias acessá-las. Para atender esta demanda, o MASTRO começará a discutir uma estratégia de comunicação coletiva, capaz de fazer o diálogo necessário dos movimento sindical com a sociedade regional. Para isto, o instrumento de de comunicação escolhido foi o jornal impresso.

O Encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras e fez parte de uma das iniciativas da Rede de Comunicadores Populares do Semiárido Mineiro.

MASTRO - O Mastro é a organização dos sindicatos da região do Alto Rio Pardo e funciona como um fórum micrroegional da sociedade civil para a socialização, planejamento e articulação de ações coletivas. Num contexto de ações articuladas do agronegócio (monoculturas de eucalipto e pinus, barragem e recentemente mineração) o MASTRO tem buscado alternativas, articulando as lutas e fortalecendo as ações de enfrentamento protagonizada pelas comunidades gerazeiras.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA