Comunicação Popular: a construção de outras narrativas

Rede de Comunicadores(as) Populares do semiárido mineiro  realiza encontro para fortalecer as atividades da rede de comunicação. Confira mais informações.


Rede de Comunicadores(as) Populares do semiárido mineiro realiza encontro para fortalecer as atividades da rede de comunicação. Confira mais informações.


Publicado há 7 anos, 5 meses

Comunicar é um ato de resistência dentro ASA Minas.

 

A comunicação da Articulação do Semiárido Mineiro-ASA Minas, nos seus 15 anos de existência se posicionou na defesa dos direitos dos povos, na luta pelo fortalecimento do projeto de convivência, e na construção de um olhar de bem querer para a região e a sua população. Construindo ao longo do tempo uma narrativa que fizesse frente aos discursos da seca e da miséria que concentraram terra, agua e negaram direitos.

A comunicação está no centro da luta social, principalmente no atual momento histórico. O cenário político é construído pelas narrativas dos grandes meios de comunicação, que defendem o fim das politicas públicas sociais como solução para a crise. Nesse contexto o direito a água, a educação contextualizada, a agrobiodiversidade, as especificidades culturais vem sofrendo diversos e constantes golpes.

Contra essa narrativa hegemônica, a rede de comunicadores(as) populares do semiárido mineiro se reuniu, no dia 06 de Julho, no Solar dos Sertões em Montes Claros, para debater e traçar estratégias com o objetivo de fortalecer a narrativa em defesa do semiárido, dos seus povos e ecossistemas.

Diego Alves, comunicador popular do Vale do Jequitinhonha, afirmou que o “encontro foi importante pela iniciativa de retomar as ações da Rede num momento de fragilidade. Um passo importante no fortalecimento de vínculos e das ações da Rede em defesa do semiárido”.

Leninha Alves, da coordenação estadual da ASA, explicou que o momento era de “Juntar as partes para fortalecer a rede”, visto a necessidade de fazer uma memória do que já foi construído ao longo dos anos e pensar os próximos passos.

Os comunicadores se reuniram durante todo o dia e construíram uma agenda de atuação para os próximos meses de 2016.

  


Postado por: Fabiano Cordeiro César

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA