COMUNIDADE BENEFICIADA PELO P1MC CELEBRA COM ALEGRIA CHEGADA DE ÁGUA PARA BEBER


Publicado há 12 anos, 2 meses

A comunidade do Salobro no município de Porteirinha está em festa. Foi concluída a construção de 48 cisternas de placas, também conhecidas na região como caixas dágua, pelo Programa Um Milhão de Cisternas da Articulação no Semiárido – ASA. Ainda no mês de janeiro, a comunidade se reuniu e realizou uma grande festa para celebrar o fim do sofrimento das caminhadas com latas d’água na cabeça.

Segundo Gilcimária Neide de Brito, líder comunitária e vice presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da região do Salobro, antes a situação da comunidade era bem crítica em relação à água. Para ela, “foi uma benção essa conquista” e diz “agora não vai faltar água para beber e cozinhar que são fundamentais para a vida” afirma a liderança.

Para Guilherme Siqueira Santos, técnico do CAA/NM que foi responsável pelo trabalho na comunidade, “sem a parceria local, não seria possível”, enfatizando a importância do envolvimento das organizações comunitárias e entidades sociais que fazem parte do processo. O Programa é realizado pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha e no município, só nessa etapa serão construídas no total 150 cisternas de placas para captação de água da chuva.

Elton Mendes Barbosa, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha também esteve presente na celebração que comemorou a implementação das caixas. Para ele, “quando o povo luta junto as coisas acontecem”. Segundo Elton que também é membro da coordenação executiva da ASA, “a união e a organização são peças fundamentais para o fortalecimento das comunidades e para mobilizar o povo para buscar melhorias.” Ao final das considerações, com a ajuda da sanfona, violão, percussão e muita alegria da população, os artistas da comunidade fizeram um animado som que celebrou um novo tempo para as famílias agricultoras do Salobro.

ÁGUAS QUE LEVAM CIDADANIA - Além de garantir o acesso à água, o P1MC tem como principal objetivo promover a mobilização e formação social para convivência com o semiárido. Para isso, todas as famílias beneficiadas participam de curso onde têm a oportunidade de aprender mais sobre como cuidar da água e conhecer mais sobre as potencialidades da região. O Programa acontece em todo o semiárido brasileiro sendo os nove estados do nordeste, e em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA