Convênio entre FNS e BNDES dobra apoio a projetos produtivos


Publicado há 12 anos, 7 meses

Os interessados podem enviar roteiros para a Cáritas Brasileira até o dia 10 de agosto


Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira




O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), tradicional fonte de recursos para projetos sociais, este ano conta com uma novidade. Um convênio assinado entre a Cáritas Brasileira e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2010, visa apoiar projetos produtivos no âmbito da economia solidária por meio do FNS.



De acordo com Ademar Bertucci, membro da colegiada e assessor nacional da Cáritas Brasileira, este convênio possibilitará dobrar o número de projetos produtivos e de formação e capacitação apoiados anualmente pelo Fundo Nacional de Solidariedade. Isso porque o BNDES beneficiará projetos de igual valor ao aprovado pelo recurso da Campanha da Fraternidade (CF) no limite de R$ 5 milhões.



Bertucci alertou para alguns acréscimos nos critérios a serem seguidos para acessar o fundo. De acordo com ele, para os Projetos Produtivos será necessário apresentar, por exemplo, título de propriedade ou autorização para o uso do local do empreendimento e licença ambiental ou dispensa da mesma. “Além disso, os Projetos Produtivos deverão ser encaminhados, primeiramente, para os regionais da Cáritas que farão uma análise inicial”, explicou. Após esta análise, os projetos serão enviados para a Cáritas Brasileira que, por meio de uma recomendação final, os enviará para o Conselho Nacional do FNS para a aprovação.



Este ano, segundo Bertucci, o FNS também recebe propostas de projetos para a formação de Fundos Rotativos Solidários, aqueles administrados pelas próprias comunidades, em que os retornos solidários permitem que um mesmo recurso se multiplique inúmeras vezes.



O Fundo Nacional de Solidariedade já recebe, desde o dia 8 de julho, projetos de grupos organizados, associações, pastorais, igrejas locais, movimentos sociais, articulações, fóruns e entidades de apoio que tenham experiência de trabalho popular e que estejam habilitadas a trabalhar com as temáticas propostas na Campanha da Fraternidade (CF) de 2011 e com os segmentos sociais empobrecidos. Os interessados podem enviar roteiros para participar da seleção até o dia 10 de agosto para o email: fns@caritas.org.br.



A CF 2011 teve como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22) como lema. O FNS apoiará projetos com até R$ 50 mil, de acordo com os critérios estabelecidos que nortearão a seleção.



Em doze anos de existência, o Fundo Nacional de Solidariedade já recebeu mais de 42 milhões de reais e apoiou 1.782 projetos sociais em todo país. Somente em 2010, com o tema “Economia e Vida” da Campanha da Fraternidade que foi ecumênica, o Fundo Nacional apoiou 197 projetos sociais de geração de trabalho e renda, de economia solidária, de apoio a cooperativas e fortalecimento da agricultura familiar, da educação e de iniciativas de grupos de mulheres, por exemplo.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA