COOPERAÇÃO INTERNACIONAL: CAV LEVA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE BARRAGINHAS PARA A NICARÁGUA


Publicado há 10 anos

Por Fabiana Eugênio - Comunicadora Popular / CAV


Entre os meses de março e abril de 2014 um técnico do CAV estará na Nicarágua para realizar um intercâmbio sobre tecnologias de acesso e gestão da água, o que incluirá processos de formação e construção de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva. A inserção acontecerá por meio da organização CAPRI (Centro de Apoio a Programas e Projetos), através do apoio da Vivamos Mejor Suíça.

O projeto surgiu a partir dos intercâmbios realizados entre as organizações apoiadas pela Vivamos Mejor na Colômbia, Guatemala, Nicarágua e no Brasil em anos anteriores. Um deles  aconteceu no Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), em 2011, quando os representantes da CAPRI, que também trabalham com a questão hídrica, viram os bons resultados do trabalho do CAV na região no acesso e gestão da água e se interessaram em reaplicar algumas das tecnologias em seu país. Em 2013, técnicos brasileiros também estiveram na Nicarágua e conheceram de perto a realidade climática e geográfica local, quando foi construído o projeto para a transferência de conhecimento aos nicaraguenses.


Nos municípios de Condega e Pueblo Nuevo (Esteli) e em Palacaguina (Madriz) serão construídas as barraginhas e bacias de contenção de água da chuva. O técnico do CAV irá orientar todo o processo de construção e manutenção das tecnologias, como a escolha dos locais para as obras, também capacitar técnicos (as), agricultores (as) e operadores das máquinas, inclusive quanto a procedimentos de gestão da água.


A expectativa é de que com este projeto novos métodos sustentáveis sejam incorporados na Nicarágua para se garantir a boa gestão dos recursos naturais e a segurança alimentar de agricultores (as) rurais diante das intensas mudanças climáticas vivenciadas em todo o mundo.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA