Por Joelma Soares / Júnia Gonçalves
CAV / Comunicação Popular ASA Minas
Em Francisco Badaró (MG) estiveram reunidos 48 pedreiros e pedreiras que atuam na construção de tecnologias de captação e armazenamento da água da chuva com o propósito de nivelar informações para fortalecer as ações dos programas da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). O evento, realizado no dia 29 de novembro, foi promovido pelo CAV, enquanto Unidade Gestora Territorial, e contou com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município.
Durante o encontro, foi destacada a grande importância desses programas para a melhoria da vida dos agricultores (as) do Semiárido e sua contribuição para a permanência das famílias no campo. Os pedreiros, pedreiras e coordenadores dos programas avaliaram os avanços e desafios na implementação das tecnologias, além de propor estratégias para aperfeiçoamento do trabalho.
O tema relações sociais de gênero também foi abordado na capacitação. Através de dinâmica e debates os (as) participantes foram estimulados a refletir quanto ao papel do homem e da mulher na sociedade, sobre a divisão sexual do trabalho e em como os programas tem contribuído para proporcionar a valorização e a autonomia das mulheres. Alguns relatos apontaram tanto as formas de machismo ainda presentes na sociedade, quanto as mudanças ocorridas que contribuem para a igualdade de gênero.
Os participantes demostraram interesse para que este debate tenha regularidade. O CAV tem inserido esta discussão de forma transversal em todos os seus programas de trabalho, para sensibilizar a população sobre a necessidade da valorização dos papéis sociais de homens e mulheres, na busca de relações mais justas, e consequentemente, mais harmônicas.
Participantes durante a reflexão sobre as relações sociais de gênero
Foto: Arquivo / CAV