Estudantes da EFA de Veredinha realizam intercâmbio no campus da UFMG


Publicado há 10 anos, 6 meses

Por Fabiana Eugênio
Comunicadora Popular / CAV

Pela segunda vez o Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG), campus Montes Claros, abre suas portas para os estudantes do curso técnico em agropecuária da Escola Família Agrícola de Veredinha – MG (EFAV). O evento aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto de 2013, sendo viabilizado através da parceria entre o Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers (Núcleo PPJ), UFMG, CAV e EFAV.  Os 36 alunos (as) foram acompanhados de 02 monitores e um pai de estudante, que além de conhecerem a estrutura e funcionamento da Universidade, participaram de 10 mini-cursos em temas diversos. 
Os visitantes foram recebidos pelos universitários, coordenadores do Núcleo de Pesquisa e pela reitoria da Universidade. No primeiro dia, eles fizeram um circuito de visita pelo campus, sendo apresentada a estrutura física do local.
Com o objetivo de contribuir na formação dos estudantes da EFA foram realizados mini-cursos ministrados por professores universitários com a colaboração dos integrantes do Núcleo PPJ. Foram 10 áreas específicas, todas de grande relevância para a capacitação estudantil, sendo elas: Enxertia em frutíferas, pecuária leiteira, irrigação alternativa, processamento de mandioca, hortaliças não convencionais, economia solidária, solos, óleo de pequi, direito ambiental e informática com enfoque nas planilhas de Excel. A divisão dos participantes por curso foi feita previamente, de forma que cada visitante pode escolher duas temáticas. Cada capacitação teve a duração de 4 horas. O atual diretor da Escola Família que acompanhou a viagem, José Saturnino Machado Silva, afirmou: “o interessante dos cursos foi que não vimos apenas teoria, em todos eles tiveram demonstrações práticas que facilitaram o entendimento”.
Ao final do segundo dia foi realizada uma visita à moradia universitária, quando os representantes do Núcleo PPJ detalharam sobre o funcionamento da UFMG, esclareceram sobre como ingressar na Universidade, inclusive através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), os vários tipos de bolsas existentes e sobre os projetos de pesquisa.

Para a Escola Família de Veredinha este intercâmbio foi de grande importância para o processo de formação dos estudantes e profissionais. Na avaliação final feita pelos alunos muitos relataram felizes pelo fato de terem aprendido muito em um curto espaço de tempo. Além disso, esta visita contribuiu para que os alunos (as) se sentissem motivados (as) cada vez mais a ingressar em uma universidade federal. 

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA