Experiências do Semiárido: Dona Dina e seu quintal produtivo

No Assentamento Nova Vida, localizado no Vale do Jequitinhonha (MG), a família de Dona Dina vem gerando qualidade de vida com alimentos agroecológicos produzidos no quintal produtivo.


No Assentamento Nova Vida, localizado no Vale do Jequitinhonha (MG), a família de Dona Dina vem gerando qualidade de vida com alimentos agroecológicos produzidos no quintal produtivo.


Publicado há 3 anos, 10 meses

A família agricultora de Edinamar Moreira conhecida como Dona Dina, seu companheiro Iremar Andrade e a filha Lorena, moradores do Assentamento Nova Vida, localizado no Vale do Jequitinhonha (MG), vem gerando qualidade de vida com alimentos agroecológicos produzidos no quintal produtivo. "No início tudo era muito difícil, buscávamos água no rio Gravatá em baldes para beber e cozinhar, onde o mesmo também utilizávamos para lavar roupas, vasilhas e até fazer horta para as despesas da casa, mas não era fácil, acabava sendo muito cansativo", relembra Dona Dina.

Em épocas de chuva aparavam a água que caía do telhado em bacias e baldes, mas a quantidade era pouca e durava uns dois dias. A mudança ocorreu quando em 2015 foram contemplados com o Programa Um Milhão de Cisterna - P1MC, recebendo a cisterna de armazenamento da água da chuva com capacidade para 16 mil litros para consumo humano. E em 2018 receberam a cisterna calçadão, com capacidade para 52 mil litros e tem como finalidade armazenar água para a produção de alimentos, plantas e criação de pequenos animais, potencializando os quintais produtivos. "Com a cisterna calçadão, notamos que mais água podia ser capturada o que facilitou muito na produção de alimentos saudáveis, consumimos sem precisar comprar nos supermercados e levamos para as feiras, pois são preferidos porque não utilizam nenhum tipo de agrotóxico ou insumo químico", conta a agricultora.

O quintal produtivo da família possui uma variedade de alimentos, como: alface, beterraba, couve, tomate, maxixe, alho, quiabo, cebolinha, bananeira e tantas outras frutíferas e hortaliças. Dona Dina ressalta que a agricultura familiar é muito fundamental, e que mesmo com a pandemia não pararam de produzir, porque sabem da importância de se ter uma alimentação saudável.


Postado por: Comunicação ASA Minas

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA