Experiências do Semiárido: P1+2 mudanças no acesso à água e na produção de alimentos

A família de Roselane dos Santos Souza Gonçalves,  moradores da comunidade Córrego da Velha, município de Araçuaí (MG), falam sobre as mudanças no acesso à água e na produção de alimentos agroecológicos realizado pelos Programas da ASA.


A família de Roselane dos Santos Souza Gonçalves, moradores da comunidade Córrego da Velha, município de Araçuaí (MG), falam sobre as mudanças no acesso à água e na produção de alimentos agroecológicos realizado pelos Programas da ASA.


Publicado há 3 anos, 10 meses

Com o quintal verdinho e bem cuidado, a família agricultora de Roselane dos Santos Souza Gonçalves, seu esposo Celso Viana Gonçalves e as filhas, Caroline e Vitória, moradores da comunidade Córrego da Velha, município de Araçuaí (MG), falam sobre as mudanças no acesso à água e na produção de alimentos agroecológicos realizado pelos Programas da ASA.

Roselane conta que a plantação dependia muito da chuva, pois o acesso à água era escasso, a única fonte que tinham era de uma represa na comunidade. A mudança ocorreu quando a família foi beneficiada em 2018 pelo Programa Uma Terra e Duas Águas - P1+2 recebendo a cisterna enxurrada, que é uma tecnologia social, construída dentro da terra. Quando chove, antes da água cair para a cisterna, passa por duas ou três pequenas caixas que tem a função de reter a areia, terra e outros resíduos que vem junto para que não chegue ao fundo da cisterna. A água armazenada pode ser usada na produção de alimentos, na potencialização de quintais produtivos e na criação de pequenos animais.

Para a família, a cisterna possibilita produzir sem se preocupar tanto com a seca, e hoje colhem alimentos agroecológicos com muita variedade, garantindo a segurança alimentar. Roselane relata que a agricultura é importante e não pode parar. "É um maneira, de consumir produtos saudáveis, sem agrotóxicos, o que contribui na melhoria da nossa saúde, e de todos em geral".

  


Postado por: Comunicação ASA Minas
Editado por: Comunicação ASA Minas

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA