Exposição fotográfica mostra belezas naturais do Cerrado norte-mineiro


Publicado há 12 anos, 9 meses

Helen Borborema* e Helen Santa Rosa**


No último sábado, 25 de junho, foi realizado o lançamento da exposição fotográfica que mostra a riqueza das flores do cerrado norte-mineiro. A exposição, que tem como tema “Outro olhar sobre o Gerais”, é fruto do trabalho do jovem comunicador popular geraizeiro João Marques Chiles, da comunidade Pau D’arco, no município de Montezuma, norte de Minas Gerais.

Segundo o conhecimento popular tradicional, gerais é como se chama o cerrado nesta região do Semiárido mineiro e geraizeiro é a população que vive nela.

Como os períodos climáticos de chuva e seca, trazem cenários bem distintos, o jovem fotógrafo popular resolveu mostrar em sua experiência, o resultado das belezas naturais nas diferentes fases do ano.

O trabalho de registro, constituição do acervo fotográfico e organização da exposição foi realizado com o apoio do Banco do Nordeste por meio de edital para projetos culturais.

A exposição Outro Olhar sobre o Gerais ficará no Salão do Balneário do município de Montezuma até o dia 2 de julho. A ideia é que a exposição siga para outros municípios da região.

Em tempo - João Marques Chiles nasceu em Espinosa-MG, mas foi criado desde os primeiros dias de vida na comunidade rural de Pau D'arco, município de Montezuma (MG). Aos 10 anos deixou sua família para prosseguir com os estudos. Ao se formar engenheiro agrônomo resolveu voltar para sua terra iniciando seu trabalho na luta com os agricultores familiares pelo desenvolvimento rural sustentável. Do trabalho, da luta pela preservação do cerrado nasceram as fotografias na sua vida, talvez, como forma de expressar o sentimento de paixão por este bioma.

*Comunicadora Popular da ASA
**Comunicadora do CAA-Norte de Minas

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA