FAMÍLIAS AGRICULTORAS CELEBRAM A CONQUISTA DAS CISTERNAS NO MÉDIO JEQUITINHONHA


Publicado há 10 anos, 8 meses


Por Fabiana Eugênio - Comunicadora Popular CAV / Turmalina – MG


O término das construções das cisternas de placa para captação e armazenamento de água da chuva nos municípios de Ponto dos Volantes, Itinga e Padre Paraíso (MG) tem sido motivo de alegria para muitos agricultores (as). As famílias rurais destes três municípios foram beneficiadas com 1.697 cisternas construídas pelos Centros de Agricultura Alternativa CAV e CAA Norte de Minas através da Articulação no Semiárido (ASA) com recursos da Fundação Banco do Brasil (FBB). A comunidade rural de Genipapo, no município de Itinga, por exemplo, realizou uma animada festa e afixou uma faixa de agradecimento no centro da comunidade. 

Diante da grande dificuldade enfrentada por muitas famílias no acesso à água, esta cisterna de 16 mil litros representou muito mais que um simples reservatório de água. “Essa caixa foi uma benção de Deus na nossa vida!” Afirmaram muitos moradores da comunidade de Genipapo que dispunham apenas da água do rio para o consumo, sendo esta imprópria para o uso doméstico. Em outras localidades, famílias ainda buscavam água em longa distância para as atividades do lar. 

As construções foram finalizadas no mês de julho de 2013, sendo construídas 513 cisternas em Ponto dos Volantes, 706 em Padre Paraíso e 478 em Itinga. Foram atendidas famílias que apresentaram dificuldade no acesso à água potável para consumo humano e que fossem cadastradas no CADUNICO, que é o cadastro único para programas sociais do Governo Federal. Todas as 1697 famílias contempladas participaram de capacitações em gerenciamento de recursos hídricos, receberam materiais didáticos e contribuíram ativamente nos processos. Também aconteceram outros momentos de formação como a capacitação de pedreiros e pedreiras e das comissões executivas municipais. 

Para a execução deste contrato junto à FBB a divisão da região foi feita em lotes, sendo que no Vale do Jequitinhonha alguns municípios foram atendidos por duas unidades gestoras, como é o caso de Padre Paraíso, que teve atuação do CAV e do CAA Norte de Minas, que fizeram o trabalho em parceria.



Busca no blog

POSTAGENS POR DATA