Famílias mineiras avaliam o P1+2


Publicado há 12 anos, 6 meses

Por Priscila Souza

Comunicadora Popular ASA/Cáritas MG.

Famílias atendidas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) nos municípios mineiros de Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho, São João das Missões, São Francisco, Pintópolis, Pedras de Maria da Cruz, Ibiracatu, Varzelândia e Japonva, participaram de um encontro de avaliação, no último dia 1º, em Januária.

Na ocasião, agricultores e agricultoras, inclusive aqueles de populações tradicionais, a exemplo dos indígenas e geraizeiros, partilharam sua experiência nos processos de mobilização e formação da Articulação no Semi-Árido (ASA) e também o impacto das tecnologias de armazenamento de água da chuva para a produção agrícola no Semiárido mineiro.

O encontro avaliou como as tecnologias têm impactado na vida das famílias beneficiadas e quais as perspectivas. Segundo a jovem agricultora Tainara Souza Mendes, “o encontro foi bom para socializar nosso conhecimento com os outros agricultores que já estão produzindo e animar a família que acabou de receber a cisterna-calçadão”.

Para o animador social Aleandro Silva, “o encontro nos permitiu saber que de fato as comunidades estão produzindo. Em Varzelândia, em uma comunidade com 10 cisternas-calçadão, 9 estão produzindo e tirando seu próprio sustento garantindo a segurança alimentar e nutricional. Isso nos dá respaldo e perspectiva para animar as próximas comunidades e provar que a tecnologia traz melhorias na qualidade de vida das famílias”.

Para o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Varzelândia (STR Varzelândia), Donizete Gonçalves Souza, foi importante vir e trazer novos membros do STR, para que eles conheçam melhor o que é a ASA e sua metodologia de trabalho, além de fortalecer a grande parceria que possuem com a Cáritas na luta pela agricultura familiar. Segundo ele, a experiência no município é positiva e as pessoas que possuem as tecnologias da ASA produzem mais e com diversidade, possuem frutos com maior qualidade, graças à água da caixa, como também são conhecidas as cisternas.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA