FEIRA DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA


Publicado há 10 anos, 3 meses


Giovana Prates
Comunicadora Popular Cáritas Diocesana de Araçuaí/ASA

 Economia popular solidária: Uma alternativa de comercio justo, esse foi o tema da feira de economia popular solidária que aconteceu no dia 21 de Dezembro de 2013 na área externa do mercado Municipal de Araçuaí, a feira é uma realização da pastoral do Migrante em parceria com a Cáritas Diocesana de Araçuaí, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Fundação Luterana  de Diaconia.
O objetivo da feira é estimular os grupos de agricultores (a) a produzir e comercializar produtos oriundos de empreendimentos solidários promovendo a inclusão social, baseado no comercio justo e na troca de experiências, além do promover o fortalecimento  da produção Agroecológica .
O evento contou com mais de 40 agricultores e agricultoras de cidades e  comunidades visinhas, além de diversos visitantes.
Segundo Cléia de Fátima, aFeira de economia popular solidaria é resultado de um projeto que foi realizado em parcerias com entidades e sindicatos dos trabalhadores Rurais de Itinga e Araçuaí.
“No decorrer do ano trabalhamos em  várias oficinas temáticas com os grupos produtivos de Araçuaí, comunidade João Alves, Comunidade Quilombola Córrego Narciso e grupos produtivos de Itinga e Araçuaí, em   práticas agroecológicas, reconhecimento de plantas medicinais na chapada, Programa nacional  de alimentação escolar  (PNAE) e segurança alimentar, comercialização de produtos solidários. Embora, tivemos o imprevista da chuva no dia da feira, foi possível notar que os agricultores que vieram saíram contentes. A feira de EPS é um estímulo aos nossos grupos produtivos e aos nossos agricultores (as) a buscar formas de comercialização de produtos agroecológicos, livres de transgênicos sem fomento as grandes empresas promovendo a autonomia e a autogestão dos empreendimentos solidários. É uma forma de comércio que  envolve a partilha, cooperação, preservação do meio ambiente, geração de renda e bem estar dos trabalhadores (as). ” relata Cléia. 
A feira é também é um espaço de prosas, causas e muita alegria, é uma troca constante de experiências  e saberes.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA