Fórum do Vale do Jequitinhonha celebra 10 anos


Publicado há 13 anos, 5 meses

* Marcela Veiga
O Fórum do Vale do Jequitinhonha para Convivência com o Semiárido está fazendo 10 anos. Composta pela sociedade civil organizada, o Fórum busca denunciar e discutir o bem comum dos sujeitos coletivos. A reflexão sobre essa caminhada foi realizada no último encontro que aconteceu nos dias 14 e 15 no município de Coronel Murta (MG).

Para Valdecir Viana, do Centro de Agricultura Vicente Nica (CAV) e representante da Articulação no Semiárido (ASA) de Minas, os 10 anos da ASA e do Fórum do Vale mostra a esperança de pensar em outro Vale, que também significa potencialidades, conquistas e desafios.

Segundo Valdecir, esse é um caminho com muita luta e que trabalha a formação da consciência das pessoas para que exista a cobrança por políticas públicas, que nem sempre chegam à comunidade do jeito que deve.

“É necessário que as pessoas compreendam minimamente os seus direitos, se organize e lute por eles”, assegura com Decanor Nunes, da Cáritas Diocesana de Almenara e da ASA Minas. O momento de mística abriu o encontro, levando todos a refletir a exploração que ocorre no Vale e sobre a construção de um novo caminho a partir da sociedade civil organizada.

O Fórum discutiu diversos temas como Educação no Campo, Desertificação, Semana Envolver dentre outros. A todo o momento sempre foi questionado “que mundo nós queremos” e “como construir esse mundo”.

O próximo encontro, que acontecerá em dezembro, terá como pauta a história dessa luta e os novos caminhos a serem trilhados. O Fórum do Vale do Jequitinhonha utiliza sempre a dinâmica de reunir em diferentes cidades da região para que todos tenham a oportunidade de conhecer as diversas realidades do território.
* Comunicadora popular da ASA Minas - UGT Cáritas Diocesana de Araçuaí

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA