Fórum do Vale realiza Seminário de Experiências de Convivência com o Semiárido em parceria com UFVJM em Diamantina


Publicado há 13 anos

Por Myrlene Pereira Comunicadora Popular da Cáritas Diocesanade Araçuaí / ASA-Minas

Na manhã do dia 28 de abril, representantes das entidades e da sociedade civil que compõem o Fórum da Sociedade Civil Organizada no Vale do Jequitinhonha- Fórum do Vale- estudantes e professores da UFVJM se reuniram no auditório da universidade, dando início ao I Seminário de Convivência com o Semiárido do Vale do Jequitinhonha.

Após o chamado para luta através do poema "Vale a Pena" e da música "Quem tem coragem?" de Pedro Munhoz, a ASA foi apresentada aos presentes por Valdecir Viana, o Praia, representante da Comissão Executiva da ASA. Em seguida representantes das entidades componentes da ASA como o CAV - Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica, Visão Mundial e Cáritas Diocesana de Araçuaí apresentaram suas experiências de Convivência com o semiárido.

Além dos sistemas de captação de água da chuva dos programas promovidos pela ASA - P1+2 e P1MC - estas entidades desenvolvem ações de apoio a agroecologia, como i incentivo a implantação de quintais agroecológicos e agroflorestas, construção de barraginhas, barragens subterrâneas, além de apoiarem as feiras locais.

Para Paraná, professor da UFVJM, as ações da ASA para convivência como Semiárido vão além combater a seca, elas ensinam a conviver com o nosso bioma e transformar realidades.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA