"História de quintais": nova cartilha da ASA é lançada no encontro de agricultores experimentadores


Publicado há 10 anos, 5 meses


Verônica Pragana - Asacom
Campina Grande - PB
30/10/2013

No palco, Conceição no microfone e a equipe de agricultoras familiares e técnicas que colaboraram na elaboração da cartilha sobre os quintais
Um momento dedicado à arte, através da encenação de uma peça de teatro e do lançamento da mais nova publicação da ASA, a cartilha “História de quintais – A importância do arredor de casa na transformação do Semiárido”. Assim foi a tarde do terceiro dia do 3º Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, que se realiza em Campina Grande, no Agreste paraibano, até hoje (31). A publicação será distribuída para todas as famílias que acessarem as tecnologias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA. Só este ano, são mais de 40 mil famílias.

Dona Bila, a personagem da peça que representa uma agricultora familiar em transição agroecológica, guardiã das Sementes da Paixão e dos quintais produtivos, foi a cicerone do lançamento que teve, ao fundo, o cenário da montagem. A esquete teve também a participação de quatro agricultoras experimentadoras presentes no Encontro e de técnicas da ASA e da organização ASP-TA que integraram a equipe de elaboração da cartilha.

Maria Unária Goldim, de Campo Grande (RN), Maria de Jesus Soares, de Crateús (CE), Maria da Conceição Mesquita, de Trairi (CE), e Vilma de Almeida, de Almenara (MG) representaram as 15 mulheres que levaram suas experiências no cuidado com o espaço ao redor de casa para a uma oficina de dois dias realizada em junho, em Lagoa Seca, próximo de Campina Grande. A oficina foi feita para levantar subsídios para a construção do conteúdo e formato da cartilha.
Durante o lançamento, Conceição destacou a relevância do trabalho da mulher na construção da convivência com o Semiárido, a conquista da autonomia por parte de muitas mulheres nas suas relações familiares, assim como a importância da auto-organização das famílias agricultoras do Semiárido. “Sem esta organização, eu não estaria aqui hoje, nem teria participado desta cartilha, porque a ASA não teria me achado”, comenta.

Glória Batista, coordenadora executiva da ASA pela Paraíba, ressaltou que a cartilha é o resultado da construção coletiva do conhecimento agroecológico entre as agricultoras familiares de todos os estados do Semiárido e do conhecimento trazido pelas técnicos e coordenadores da ASA Brasil na elaboração da cartilha.

Em seguida, várias cartilhas foram entregues para cada participante do encontro, que imediatamente passaram a folhear a publicação com suas páginas coloridas e grandes ilustrações.

História - A cartilha conta a história de Maria Violeta, cujo desenvolvimento como mulher está intimamente ligados ao espaço ao redor de casa. A história passeia pelo quintal da casa dos pais e da gestão do conhecimento que havia nesta época, assim como pelo quintal da casa da sogra, onde Maria Violeta passa a morar assim que casa com Edvaldo, até chegar na construção do quintal de sua propriedade, quando ela já tem trilhado um sólido caminho que a faz acessar cada vez mais conhecimentos.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA